WORK

Páginas: 10 (2468 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2014
1- Forneça um exemplo geográfico moderno de cada tipo de limite de placa .
Limites Divergentes : São Limites em que as placas se afastam uma da outra , e como consequência há a formação de uma nova litosfera . Um exemplo é o encontro da Placa Sul- Americana e a placa Africana no meio do Oceano Atlântico . O material adicionado forma o assoalho oceânico e provoca o afastamento das duas placas. A formação de riftes também esta associada com esse processo
Limites Convergentes: São limites em que as placas se colidem , e uma delas é puxada para o manto e reciclada . Exemplos comum a esse tipo de limite é a formação de arcos de ilhas
Limites Transformantes : Limites em que as placas deslizam uma em relação a outra , a litosfera não é criada nem destruída . Um exemplo , são as placasPacifica e Norte-Americana que se deslizam uma em relação a outra em direções opostas . Nesse local existe o Canal de um riacho , esse mesmo canal vem sendo deslocado devido a ação desse limite .


2- Que evidência sugere que de fato a pangeia existiu ?
Primeiramente, através de pesquisas e estudos cientistas europeus notaram um possível encaixe de um suposto quebra cabeça existente nas linhascosteiras em ambos os lados do Atlântico , como se as Américas , a Europa e a Africa estivessem estado juntos em uma determinada época e depois se afastada por deriva .
Outra evidência encontrada por um geólogo austríaco , foi que o conjunto dos continentes meridionais , antigamente era apenas um , denominado Terra de Gondwana . Mais tarde com mais pesquisas e estudos , Alfred Wegener, ummeteorologista alemão , escreveu um livro sobre a fragmentação da Terra e a deriva dos continentes . Em seu livro , Weger apresentou grande similaridade entre rochas , estruturas geológicas e fosseis de lados opostos do continente . Anos depois Alfred Wegener postulou o supercontinente denominado Pangéia .
3- Como pode ser calculado as taxas de movimentos entre placas ?
Durante a Segunda Guerramundial , foram desenvolvidos instrumentos para detectar submarinos a partir de um campo magnético. Mais tarde geólogos modificaram esses instrumentos e os instalaram em navios de pesquisa para medir o campo magnético local criado por rochas magnetizadas no fundo do mar .Em muitos lugares os campos magnéticos se alternavam entre valores altos e baixos que eram paralelos a simétricos a crista dorsalmesoceânica . A detecção desses padrões foi uma grande descoberta que confirmaram a expansão do assoalho oceânico e levaram a teoria da tectônica de placas . Contudo , a detecção desses padrões também permitiu os geólogos a medir o movimento de placas.


4- O que acontece quando dois continentes se colidem num limite do tipo convergente ? De alguns exemplos .
Quando acontece colisão dedois continentes , a consequência além de terremotos violentos , é a formação de uma cordilheira de montanhas . Temos como exemplo a colisãoda Placa Indiana com a Eurasiana que consequentemente formou o Himalaia . bem como o vasto e alto Planalto do Tibete.


5- Quais são as forças motoras da tectônica de placas ?
As forças motoras da tectônica de placas são as correntes de convecçãoexistente no mando , e as forças gravitacionais .


Questões para pensar
1- Como seria a terra se a tectônica de placas não existisse ?
Se não existisse a tectônica de placas , seriamos um único continente , não haveria as correntes marítimas ....

2- Se a tectônica de placas explica tanto da geologia , por que demorou até a década de 1960 para que a maioria dos geólogos aceitasse o conceito ?A tectônica de placas demorou a ser aceita , pois até aquele momento , nenhuma teoria tinha conseguido explicar isoladamente de modo satisfatório toda a variedade de processos geológicos existentes. A tectônica de placas não é só abrangente como também elegante , pois abrange inúmeras observações podendo ser explicada por princípios .
As ideias básicas da tectônica foram reunidas como uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Works
  • work
  • Work
  • Work
  • Work
  • Work
  • Works
  • work

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!