WOLF, Mauro. “A abordagem empírico-experimental ou da persuasão” e “A abordagem empírica de campo ou «dos efeitos limitados”. In: Teorias da Comunicação. Lisboa, 1995.

Páginas: 3 (616 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2014
Universidade de Brasília – UnB
Faculdade de Comunicação – FAC
Teorias da Comunicação 1
Rodrigo Barbosa
Monique Freitas – 12/0162474
1° FICHAMENTO - WOLF, Mauro. “A abordagemempírico-experimental ou da persuasão” e “A abordagem empírica de campo ou «dos efeitos limitados”. In: Teorias da Comunicação. Lisboa, 1995.
No livro de 1995 do sociólogo Mauro Wolf trás várias abordagens a cerca dasteorias da comunicação em massa, dentre essas teorias esta a teoria hipodérmica/teoria da bala mágica (bullet theory) – que conforme aula ministrada pelo professor Rodrigo Barbosa na Faculdade deComunicação da Universidade de Brasília não seria necessariamente uma teoria por se tratar de um estudo empírico experimental (questionários, pesquisas etc) - nesta teoria de Lasswell¹ trás váriasquestões pertinentes a época, como por exemplo, o período entre guerras e regimes totalitários (Hitler, Stálin e Trótski) a teoria foi estudada a partir desses acontecimentos tendo uma pergunta principal:Que efeito tem os meios de comunicação em uma sociedade de massa? Por exemplo, a teoria afirma que o receptor apenas absorve a propaganda do chamado à guerra sem nenhuma reação, apenas aceita que aquiloera seu dever como cidadão. Tudo isso porque tinham a percepção de que tendo um isolamento e uma alienação das massas seria muito mais fácil atingir um objetivo específico, por que a população jáestá homogeneizada e recebe a informação da mesma maneira, mesmo que os indivíduos provenham de ambientes diferentes (isolamento físico).
Dito isto a teoria se baseia tecnicamente na persuasão: “Se oalvo é atingido, a propaganda obtém o êxito que antecipadamente se estabeleceu.” WOLF, Mauro 1995, p24. “Se uma pessoa é apanhada pela propaganda, pode ser controlada, manipulada, levada a agir.” WOLF,Mauro 1995, p25.
Assim com essa visão de Mauro Wolf no livro Teorias da Comunicação a cerca da técnica de alienação e persuasão das massas a partir da teoria
1Harold Dwight Lasswell. Pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Teoria Empírico-Experimental da Persuasão (AEE) e a Abordagem Empírica em Campo (AEC),
  • Atividade é referente à abordagem empírica em campo ou "dos efeitos limitados"
  • Abordagem empírico-experimental ou da persuasão
  • A abordagem empírico experimental ou da persuasão
  • Teoria Empírica de Campo
  • Mauro wolf teorias da comunicação
  • A abordagem empirico experimental
  • Teorias de comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!