Wnceslau brás

1239 palavras 5 páginas
Venceslau Brás Pereira Gomes
Nasceu na pequena cidade de São Caetano da Vargem Grande no interior de Minas Gerais, que é chamada atualmente de Brasópolis, no dia 26 de fevereiro de 1868. Era filho de Francisco Brás Pereira Gomes que era o chefe político da cidade, foi por sua causa que a cidade mudou de nome, oferecendo uma homenagem. Venceslau Brás foi para São Paulo onde formou-se em Direito na Faculdade de Direito de São Paulo em 1890, retornou a Minas Gerais logo em seguida e começou sua carreira como promotor público em Jacuí e Monte Santo. Nesta última cidade deu início a sua carreira política, foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal.
Venceslau Brás passou por diversos outros cargos políticos até se envolver finalmente com uma eleição presidencial. Em 1910 Venceslau Brás formou a chapa presidencial em parceria com Hermes da Fonseca, nesta época candidatava-se ao cargo de vice-presidente do Brasil. A campanha pela eleição do presidente Hermes da Fonseca foi muito bem sucedida e Venceslau Brás desempenhou o segundo cargo político mais importante do país no período entre 1910 e 1914.
Hermes da Fonseca era gaúcho e militar, um reflexo da crise da política do café com leite. Mas para sua sucessão, as oligarquias dos estados de Minas Gerais e São Paulo voltaram a se entender para impedir a eleição de um outro gaúcho que havia sido indicado pelo presidente Hermes da Fonseca, Pinheiro Machado. Sustentado pelo apoio dos dois principais estados na política brasileira e amparado pelo acordo entre as elites oligárquicas, Venceslau Brás foi eleito Presidente do Brasil tomando posse no dia 15 de novembro de 1914.

Governo Wenceslau Braz (1914-1918)
O vice-presidente Wenceslau Braz foi o candidato vitorioso nas eleições para sucessão do marechal Hermes da Fonseca. A vitória eleitoral do mineiro Wenceslau Braz na presidência da República marcou o reatamento das relações políticas entre São Paulo e Minas Gerais, e com ela a retomada da política do

Relacionados