WIRELESS SENSOR NETWORKS

1068 palavras 5 páginas
2 WIRELESS SENSOR NETWORKS

Abordamos esse tema de Rede de sensores sem fio nos capítulos abaixo de uma forma bem explicativa para fácil entendimento do leitor desse projeto de pesquisa.

2.1 DESCRIÇÃO DO QUE É

Uma rede de sensores sem fio (WSN) consiste em sensores autónomos espacialmente distribuídos para monitorar as condições físicas ou ambientais, tais como temperatura, pressão, som, etc, e para passar cooperativamente seus dados através da rede para uma localidade centralizada. As redes mais modernas são bidirecionais, permitindo também o controle dessa atividade distribuída por sensores.

2.2 HISTÓRIA

O desenvolvimento de redes de sensores sem fio foi motivada por aplicações militares como a vigilância do campo de batalha, hoje essas redes são usados em muitas aplicações industriais e de consumo, como o monitoramento de processos industriais e de controle, vigilância da saúde da máquina, e assim por diante.

2.3 COMO FUNCIONA

O WSN é construído por "nós" de algumas a várias centenas ou mesmo milhares, onde cada nó está conectado a um sensor (ou às vezes vários). Cada um desses nós de rede de sensores tem normalmente várias partes, sendo eles:

 Um transmissor de rádio com uma antena interna ou conexão a uma antena externa.
 Um microcontrolador em um circuito eletrônico para fazer a interface com os sensores
 E uma fonte de energia, geralmente uma bateria ou uma forma integrada de captação de energia.

Um sensor (nó) pode variar de tamanho, sendo como uma caixa de sapatos até do tamanho de um grão de areia. O custo do sensor de nodos é similarmente variável, dependendo da complexidade dos nós individuais do sensor. Tamanho e restrições de custo no sensor de nós resultam em restrições correspondentes em recursos, tais como energia, memória, velocidade computacional e largura de banda de comunicação. A topologia das redes de sensores pode variar de uma rede simples estrela a uma rede avançada mesh sem fio multi-hop. A técnica de

Relacionados