Windzy

808 palavras 4 páginas
Resenha Texto: Direitos das pessoas com deficiência e inclusão nas escolas – Windzy, B.
O texto inicia fazendo uma reflexão sobre a exclusão das pessoas com necessidades especiais na sociedade, sendo muitas vezes privadas do convívio com seus pares, da vida escolar, do trabalho, do lazer e cultura. No âmbito educacional, a autora expõe ainda que, apesar de o número de matrículas de portadores de deficiência terem aumentado no Brasil, o sistema de ensino permanece imutável, não garantido condições favoráveis de aprendizagem para estes deficientes.
Estas pessoas têm seus direitos violados e sofrem com uma invisibilidade social, refletindo empiricamente sobre nosso cotidiano percebemos que quase não vemos deficientes nas ruas, a discriminação contra essas pessoas é tão forte a ponto de apagá-las do cenário social.
Como professores, a autora destaca que necessitamos refletir sobre este paradigma social e auxiliarmos nossos alunos a refletirem também, trazendo em nossa prática a valorização das diferenças, ou seja, mostrar a eles que os grupos humanos são diversificados e todos têm seu valor dentro de nosso espaço.
Para que estejamos capacitados a realizar este trabalho necessitamos buscar conhecer sobre direitos humanos e sobre as políticas de inclusão social.
No cenário internacional a autora destaca os seguintes documentos:
Convenção dos Direitos da Criança (ONU 1989) – oferece as bases jurídicas contra órgãos administrativos que trabalharem na contramão da inclusão, impulsiona o compromisso social das entidades com as crianças e busca garantir que todas as crianças, sem exceção, tenham direito à educação
Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) – nasce para garantir que todos os deficientes tenham acesso à educação e possam frequentar o espaço escolar, propõe que todos os alunos aprendam juntos, independente das diferenças que apresentem, ou seja, o documento propõe a inclusão de todos os alunos num mesmo espaçõ escolar.
Convenção dos Direitos da Pessoa com

Relacionados