Windws server 2003

2703 palavras 11 páginas
Sistemas Operativos

Índice

Introdução 3
Tipos de Servidor 4
Exemplos de software para Servidores 5
Considerações para instalação do Windows Server 6 Instalação do Windows Server 2008 6
Active Directory 13
DHCP 23 O que e DHCP? 23 Instalação do DHCP 23
DNS 30 Instalando o DNS 30 Configurando o DNS (Nam Servers) 37
Segurança 39 Encriptação 39 Autenticação 39 Integridade 39 Confidencialidade 39
Roles 40
Webgrafia 42

Introdução
De uma forma simplista, um servidor é um computador que "serve" ficheiros, dados, impressoras, faxes e outros recursos a outros computadores.

O servidor centraliza a informação e os recursos tecnológicos permitindo acréscimo de segurança, melhoria na partilha de informação e recursos e diminuição de custos.

Os clientes de um servidor são outros computadores, impressoras, faxes ou quaisquer outros dispositivos ligados ao servidor.

Um servidor de última geração permite a um servidor realizar as seguintes funções: * Partilha de ficheiros e recursos, como impressoras e faxes * Servidor de emails * Servidor de faxes * Intranet * Cópias de segurança dos dados * Acesso remoto a dados, emails, faxes e computadores * Segurança de dados e acessos

Podemos ver um exemplo de uma pequena rede com um servidor :

Tipos de Servidor
Existem diversos tipos de servidores. Os mais conhecidos são: * Servidor de fax: Servidor para transmissão e recepção automatizada de fax pela Internet. * Servidor de Ficheiros: Servidor que armazena ficheiros de diversos utilizadores. * Servidor web: Servidor responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site. * Servidor de e-mail: Servidor responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio electrónico. * Servidor de impressão: Servidor responsável por controlar pedidos de impressão de ficheiros dos diversos clientes. * Servidor de base de dados: Servidor que

Relacionados

  • WINDOWS
    1372 palavras | 6 páginas
  • Linux Servidor Samba
    1137 palavras | 5 páginas