Wimam - internet sem fios e sem fronteiras

686 palavras 3 páginas
%

!"
#$
!"
& ' )+ * . 0 0 *
(*, - /
- / *+
130
2
4
.
54
/

WIMAX - Internet sem fio e sem fronteiras
Jackson Ribeiro de Souza
Consultor de Projetos em TI - Redes & Cia
Embora ainda pouco conhecido no mercado, o padrão 802.16 está a caminho de revolucionar não só a indústria de acesso a banda larga Wireless, mas também a maneira como obtemos acesso a internet. O padrão 802.16 é também conhecido como a interface aérea da IEEE para Wireless MAN, isto é, da rede metropolitana sem fios.
A tecnologia WiMax é a evolução e melhoramento de uma segunda tecnologia denominada Wireless (802.11) que por sua vez é o atual padrão para acesso sem o uso de fios. Embora o 802.11 tenha sido uma grande evolução quando comparada às redes cabeadas, sua primeira padronização apresenta vários fatores limitantes como: preço, acessibilidade, raio de atuação e disponibilidade. O novo padrão WiMax vem justamente para corrigir e aprimorar os principais pontos-fracos do seu antecessor.
Uma das grandes vantagens do WiMax é que, ao contrário do Wi-Fi tradicional, não precisa de visada direta com a antena transmissora, o que era uma grande limitação. Outro fator limitante em 802.11 são os Acess Points ou Pontos de Acesso (APs) extremamente restritivos quanto à área de cobertura. O sinal alcança em média 100 metros, a uma velocidade máxima de 54 Mbps.
Um ponto de acesso genérico 802.11, permite a cobertura de 45 m em ambiente interno e cerca de 90 m externo. Para distâncias maiores, é preciso criar redes de múltiplos pontos, interligadas para assim prolongar o sinal. Este valores são considerados uma média e que variam de acordo com a marca e modelo de cada equipamento.
No caso do WiMax, em condições ideais o sinal alcança um raio de até 50 km e velocidade de 75 Mbps.

A transmissão do sinal WiMAX é bem parecida com a de um telefone celular. Uma torre central envia o sinal para várias outras torres espalhadas e, estas, multiplicam o sinal para chegar aos

Relacionados