Wim degrave - análise completa

1012 palavras 5 páginas
ANÁLISE COMPLETA
O poder e as responsabilidades do conhecimento científico – Wim Degrave.

1. Delimitando a unidade de leitura
Primeiro parágrafo: “É preciso lembrar que qualquer opinião sobre a posição da Ciência e o seu poder e responsabilidades é fragmentária e terá, sem dúvida, uma feição pessoal.”
Segundo parágrafo: “A Ciência tem como objetivo a construção de um modelo consistente, abrangente e unificado do Universo e da sua evolução, a partir de fenômenos observados ou postulados; a verificação do(s) modelo(s) a partir de simulação da "realidade"; a construção de previsões precisas sobre fenômenos futuros, e a transformação do conhecimento em progresso tecnológico e melhoria na qualidade de vida do ser humano.”.
Terceiro parágrafo: “A Ciência vive uma situação delicada entre o ímpeto de aumentar o conhecimento, e a expectativa de transformar esse conhecimento em aplicações práticas e úteis para a sociedade. Vive sob o questionamento da sociedade quanto à legitimidade, praticidade e veracidade do conhecimento científico. Quando a Ciência pesquisa fenômenos num plano teórico, não há grande questionamento social, apenas debates e divergências com defensores de modelos alternativos. Tradicionalmente, há áreas de divergência com as visões religiosas e esotéricas da origem do Universo e da vida, e há, até hoje, questionamentos relativos a teorias que formam a base de certas práticas medicinais "alternativas". Mas, desde os gregos, a Ciência tem se desenvolvido com crescente impacto, e hoje reina quase de forma absoluta, com status de "visão oficial" da sociedade sobre o Universo. Até porque não há nenhum outro modelo que consegue medir e prever com tanto sucesso e previsão, e a nossa sociedade "técnica-tecnológica" de hoje depende 100% desta Ciência "oficial".”.
2. Análise Textual
O texto analisado é de cunho científico, pois expressa a opinião do autor baseada em argumentos sólidos e concretos. Levando-se em conta a leitura rápida realizada, podemos notar

Relacionados

  • Novas tecnologias na genetica humana
    92604 palavras | 371 páginas
  • Genoma humano
    43038 palavras | 173 páginas
  • direito
    36363 palavras | 146 páginas
  • hidatidose policistica
    11719 palavras | 47 páginas