William Shakespeare

Páginas: 13 (3213 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
WILLIAM SHAKESPEARE

Um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, William Shakespeare foi o terceiro filho do casal John Shakespeare e Mary Arden. A data de nascimento de Shakespeare é desconhecida. Acredita-se que ele nasceu em 23 de abril de 1564, baseado em registros de seu batizado que ocorreu em 26 de abril do mesmo ano. Como era costume batizar a criança três dias após o seu nascimento,a data 23 de abril é tradicionalmente aceita como sendo de seu nascimento. Shakespeare morreu no dia 23 de abril de 1616. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje: 38 peças, 154 sonetos, 2 longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Suas obras foram traduzidas para os principais idiomas do mundo, e são retratadas frequentemente peloteatro, televisão, cinema e literatura.

BIOGRAFIA

Shakespeare nasceu na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Nesta região começa seus estudos e já demonstra grande interesse pela literatura e pela escrita. Teve uma vida sem maiores problemas financeiros até os 12 anos, quando o seu pai, que fabricava tintas, bolsas e luvas de couro, faliu. Acredita-se que, por causa disso, o jovemShakespeare teve de trabalhar para ajudar a família. Porém, mesmo assim, não deixou de ler autores clássicos, novelas, contos e crônicas, que foram fundamentais na sua formação de poeta e dramaturgo.
Em sua juventude, estudou latim e começou a escrever logo após o seu casamento, em 1582, com Anne Hathaway, uma mulher que possuía 26 anos, enquanto Shakespeare tinha apenas 18. Há fontes que dizem queShakespeare queria ter uma vida mais favorável ao lado de uma esposa rica. O casal teve uma filha, Susanna, e dois anos depois, os gêmeos Judith e Hamnet, que morreu aos 11 anos. A mudança radical em sua vida aconteceu quando deixou a pequena Stratford-Upon-Avon, em 1591, e foi morar em Londres, cidade onde escreveu as suas maiores obras.
Em 1592, com menos de 30 anos, Shakespeare já tinha o seutalento reconhecido no teatro, tendo redigido pelo menos duas peças: "A Comédia dos Erros" e "A Megera Domada". Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elizabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância e primor para os ingleses da altasociedade. Na época, o teatro também era lido, e não apenas assistido e encenado. Havia companhias que compravam obras de autores em voga e depois passavam a vender o repertório às tipografias. As tipografias imprimiam os textos e vendiam a um público leitor que crescia cada vez mais. Isso fazia com que as obras ficassem em domínio público.
O prestígio de Shakespeare aumentou ainda mais em 1594, quandocomeçou a trabalhar para a companhia de teatro "The Lord Chamberlain's Men", que possuía um excelente teatro em Londres.
Com o dinheiro adquirido na companhia teatral, Shakespeare tornou-se rico. Ele era sócio do Globe Theatre, um edifício que tinha forma octogonal, com abertura no centro. Não existia cortina e, por causa disso, os personagens mortos deveriam ser retirados por soldados, comomostra-se em “Hamlet”. Inclusive, todos os papéis eram representados pelos homens, sendo os mais jovens os encarregados de fazerem papéis femininos.
De 1601 a 1608, especula-se que ele esteve motivado para escrever “Hamlet”, “Otelo” e “Macbeth”. Em 1613, o Globe Theatre foi destruído pelo fogo. Alguns biógrafos dizem que foi durante a representação da peça “Henry VIII”.
Shakespeare teria estadocansado e por esse motivo resolveu desligar-se do Globe e voltar para Stratford, onde a família o esperava.
Shakespeare escreveu a maioria de suas peças entre 1590 e 1611. Por volta de 1611, ele aposentou-se em Stratford, onde havia estabelecido sua família.
Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • William shakespeare
  • William Shakespeare
  • William shakespeare
  • William shakespeare
  • William shakespeare
  • William Shakespeare
  • William Shakespeare
  • William shakespeare

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!