will

Páginas: 7 (1587 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
REVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA QUIMICA
A Indústria Química
A indústria química abrange a produção de petroquímicos, agroquímicos, produtos farmacêuticos, tintas, polímeros dentre outros. Para ser caracterizado como um produto de origem da indústria química o mesmo deve passar por processos químicos (reações químicas) que formam novas substâncias com características físico-químicas diferentes dassubstâncias iniciais. O processamento de matérias-primas também está incluso neste segmento da indústria.
Como a química é uma ciência extremamente experimental, demorou certo tempo para dispor de recursos teóricos que permitissem realizar as previsões dos resultados e as condições necessárias para que as reações ocorressem. A partir daí a indústria química teve como iniciar suas atividades.
Éimportante lembrar que as indústrias de processamento de alimentos não são, em geral, incluídas no termo “indústria química”.
A indústria química, compreendida como atividade industrial, praticamente só começou a existir no século XIX. O grande desenvolvimento e sucesso da indústria química têm como base dois pontos: a descoberta de novos produtos e de materiais (em ensaios dentro dos laboratórios) ea sua transposição para a escala industrial.
Entre os anos de 1850 e 1914, a Inglaterra, berço da revolução industrial, na metade do século XIX era o país mais industrializado do mundo. Possuía indústria têxtil, de sabões, de vidros e siderúrgicas. A produção desses materiais necessitava de quantidades grandes de ácidos e bases que foram supridas por várias indústrias na Inglaterra.
Entre osanos de 1870 e 1880, a Alemanha consegue atingir o ápice na indústria química, inicialmente, na área de corantes sintéticos e, logo depois, nos mais diversos campos. O período correspondente à Primeira Guerra Mundial é muito importante para a indústria química, pois muitas descobertas ocorreram. Como a principal, podemos citar a síntese direta da amônia a partir do nitrogênio do ar e do hidrogênio.Com o fi m da primeira Grande Guerra e a assinatura do tratado de Versalhes, a Alemanha sai completamente derrotada, principalmente sua indústria química, mas mesmo assim consegue erguer-se graças à fusão, criando a IG Farben. Os ingleses também resolvem fortalecer sua indústria promovendo a fusão. Os Estados Unidos proporcionaram um avanço nos processos em batelada para processos contínuos.
Onascimento da Indústria Química Brasileira
Os primeiros passos da Indústria Química no Brasil ocorreram com a fabricação de açúcar, que ocorreu principalmente no solo nordestino, através da criação da primeira casa de engenho em 1520.
A fácil comercialização do açúcar na Europa e a facilidade de adaptação da cana-de-açúcar ao clima e ao solo favoreceram seu desenvolvimento. Logo, em seguida,surgiram algumas indústrias como: de sabão, óxido e hidróxido de cálcio e os corantes vegetais, vale ressaltar que estes já eram exportados desde a descoberta do país em 1500.
Entre os períodos das duas guerras Mundiais (Primeira e Segunda), o desenvolvimento da indústria química Brasileira chamou a atenção, principalmente na década de 1970 com a criação dos primeiros pólos petroquímicos Brasileiros.Nesse período, também ocorreu a vinda de várias indústrias multinacionais, em que sua maioria opera ainda hoje.
A indústria Química pós anos 60
O maior crescimento da indústria química brasileira ocorreu neste período, sendo o evento mais marcante a criação dos polos petroquímicos.
O primeiro pólo petroquímico foi criado na cidade de Mauá (SP) em 1972 pela iniciativa privada Capuava.
O segundopólo petroquímico localizado em Camaçari ( BA) em 1978 Este pólo foi chamado de Copene – Petroquímica do Nordeste.
O terceiro polo, este agora localizado na Região Sul do País, na cidade de Triunfo no Rio Grande do Sul. Este pólo foi chamado Copesul – Petroquímica do sul.
Em 1973, o Brasil passou pela primeira crise do petróleo e o país começou a se interessar na pesquisa por fontes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • will e will
  • Will
  • will
  • Will
  • Will
  • will
  • Will
  • Will

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!