Wilhelm Wudnt e suas teorias

388 palavras 2 páginas
Wilhelm Wundt
­­­Wundt, definitivamente, é um marco na história da psicologia, além de construir o primeiro laboratório de psicologia, Wundt foi quem usou pela primeira vez o nome Psicologia Experimental e estabeleceu a Psicologia como uma ciência independente, Wundt também se dedicou a área da Psicologia Cultural.
Seu método de estudo era a introspecção, segundo Wundt, somente a pessoa que tem a experiência pode observa-la. Wundt a denominava de percepção interior. Wundt inovou ao aplicar um controle experimental preciso às condições da introspecção
O objeto de estudo de Wundt era a consciência e os processos mentais, segundo ele, as sensações seriam os elementos simples da mente e da consciência. Para Wundt, os elementos da consciência não eram estáticos: a consciência tinha um papel ativo na organização do seu próprio conteúdo. Wundt também conceituou outros objetos: Sensações - As sensações ocorrem sempre que um órgão dos sentidos é estimulado e os impulsos atingem o cérebro.
Sentimento - O sentimento é componente subjetivo da sensação, embora não se origine nos órgãos de sentidos, sensações são acompanhadas de certas qualidades de sentimento.
Voluntarismo – Estudo da capacidade própria da organização da mente.
Experiência mediata e imediata – A experiência mediata oferece qualquer informação, exceto sobre os seus elementos, já experiência imediata é equilibrada por interpretação.
Wundt também desenvolveu a teoria tridimensional do sentimento trabalhando com um metrônomo. Em seus experimentos, Wundt trabalhando com o metrônomo, chegou a conclusão de que todos os sentimentos podem ser localizados em três desses pontos: Prazer/desprazer, tensão/relaxamento, excitação/depressão. Wundt acreditava que as emoções são combinações complexas desses sentimentos elementares.
Apercepção – Processo de organização dos processos mentais. Ao olharmos para objetos do mundo real, nossa percepção é dotada de unidade ou de totalidade. “A apercepção é um

Relacionados

  • Quadro comparativo das escolas da psicologia
    1537 palavras | 7 páginas
  • Quadro comparativo escolas psicologia
    1533 palavras | 7 páginas