wikipédia Camada pré

Páginas: 13 (3081 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2015
Camada pré-sal
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Camada pré-sal é uma nomenclatura usada em geologia que se refere aos estudos relacionados ao processo de putrefação geo-cultural utilizado na produção de elementos geolíticos que ficam abaixo da camada de sal do planeta também divisão laminar do perfil das rochas que formam a crosta terrestre. Essa camada,geralmente é encontrada entre continentes porque é formada pelo depoimento de salitre sobre outras laminas de origem vulcânica localizadas no fundo oceânico. As formações da camada pré-sal são mais antigas, e de acesso mais difícil, que as reservas de petróleo acima da camada de sal, denominadas pós-sal. Acredita-se que os maiores reservatórios petrolíferos do pré-sal, todos praticamente inexploradospelo homem, encontram-se do Nordeste ao Sul do Brasil, no Golfo do México e na costa Oeste africana.
No Brasil, a área que tem recebido destaque pelas recentes descobertas da companhia Petrobras encontra-se no subsolo do oceano Atlântico, e estende-se do Norte da Bacia de Campos ao Sul da Bacia de Santos, desde o Alto Vitória até o Alto de Florianópolis, respectivamente. A espessura da camada desal na porção centro-sul da Bacia de Santos chega a 2.000 metros, enquanto na porção norte da bacia de Campo está em torno de 200 metros. Este sal foi depositado durante o processo de abertura do oceano Atlântico, após a quebra do Gondwana (antigo supercontinente formado pelas Américas e África, que foi seguido do afastamento da América do Sul e da África, iniciado a cerca de 120 milhões de anos).As camadas mais recentes de sal foram depositadas durante a última fase de mar raso e de clima semi-árido/árido(1 a 7 M.a.).
Índice
[esconder]
1 Descrição
2 Primeiras descobertas
3 O pré-sal brasileiro
3.1 Origem
4 Geologia
5 A extração de petróleo da camada Pré-Sal
6 Administração do pré-sal
7 Impacto na legislação vigente
7.1 O debate sobre a "nova lei do petróleo"
8 Referências
9 Ligaçõesexternas
[editar] Descrição
O termo pré-sal é uma definição geológica que delimita um perfil geológico anterior a deposição de sal mais recente no fundo marinho. Já o termo sub-sal, que também é uma definição geológica, significa o que está abaixo do sal, não necessariamente sendo uma camada de rocha.
[editar] Primeiras descobertas
Nas rochas da camada pré-sal existentes no mundo, a primeiradescoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral brasileiro, que passou a ser conhecida simplesmente como "petróleo do pré-sal" ou "pré-sal". Estas também são as maiores reservas conhecidas em zonas da faixa pré-sal até o momento identificadas.[1]
Depois do anúncio da descoberta de reservas na escala de dezenas de bilhões de barris, em todo o mundo começaram processos de exploração em busca de petróleoabaixo das rochas de sal nas camadas profundas do subsolo marinho. Atualmente as principais áreas de exploração petrolífera com reservas potenciais ou prováveis já identificadas na faixa pré-sal estão no litoral do Atlântico Sul. Na porção sul-americana está a grande reserva do pré-sal no litoral do Brasil, enquanto, no lado africano, existem áreas pré-sal em processo de exploração (em busca depetróleo) e mapeamento de reservas possíveis no Congo (Brazzaville)[2] e no Gabão.[3] Além do Atlântico Sul, especificamente nas áreas atlânticas da América do Sul e da África, também existem camadas de rochas pré-sal sendo mapeadas à procura de petróleo no Golfo do México e no Mar Cáspio, na zona marítima pertencente ao Cazaquistão.[1] Nestes casos, foram a ousadia e o trabalho envolvendo geraçãode novas tecnologias de exploração, desenvolvidas pela Petrobras, que acabaram sendo copiadas ou adaptadas e vêm sendo utilizadas por multinacionais para procurar petróleo em camadas do tipo pré-sal em formações geológicas parecidas em outros locais do mundo. Algumas das multinacionais petrolíferas que estão procurando petróleo em camadas do tipo pré-sal no mundo aprenderam diretamente com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Camada pré-sal do brasil
  • Camada pré-sal
  • Camada pré sal
  • Camada de pré-sal
  • petroleo e a camada do pre sal
  • Camada pré-sal
  • Jazidas de petróleo na camada pré-sal
  • Camada pré-sal: características e desafios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!