Whey Protein resumo

Páginas: 5 (1017 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2014
São extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo. Possuem alto valor nutricional, alto teor de aminoácidos essenciais (especialmente de cadeia ramificada). Tem elevada concentração de triptofano, cisteína, leucina, isoleucina e lisina. Alto teor de cálcio e de peptídeos bioativos , que atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladoresda função imune, assim como fatores de crescimento. Estrutura globular contendo algumas pontes de dissulfeto, que conferem um certo grau de estabilidade estrutural. É o suplemento mais consumido pelos praticantes de atividade física.
Composição do soro do leite:
 beta-lactoglobulina (BLG): maior peptídeo, absorvido no intestino delgado
 alfa-lactoalbumina (ALA): capacidade de se ligar àcálcio e zinco
 albumina do soro bovino (BSA): 10%, rico em cistina, favorece transporte de ácidos graxos livres no sangue
 imunoglobulinas (Ig’s): imunidade passiva e atividade antioxidante
 glicomacropeptídeos (GMP): favorece a absorção de minerais pelo epitélio intestinal, alto teor de Aas essenciais
As proteínas do soro são, geralmente, encontradas sob a forma de pó em suplementosalimentares como o Whey Protein.
Tipo de de Whey Protein:
 Wheyprotein: 30 a 40% de proteínas, lactose, gorduras e proteínas desnaturadas
 Whey protein concentrado: 70 a 80% de proteínas e menores teores de lactose e gordura
 Whey protein isolado (WPI): 90 a 96%
 Whey protein hidrolisado: proteínas já parcialmente “quebradas” e que podem ser melhor absorvidas em certas condições
Podemexibir diferenças na sua composição de macronutrientes e micronutrientes, dependendo da forma utilizada para sua obtenção. Apresentou-se 42.7% de AAs essenciais e 21,7% de BCAA. Composição média de aminoácidos por grama de proteínas. Segundo o autor, esses valores estão acima da média, quando comparados à outras fontes proteicas, fornecendo às proteínas do soro importantes propriedades nutricionais."A digestão das proteínas da dieta é feita por enzimas proteolíticas do trato gastro intestinal, a degradação se inicia no estômago onde a proteína sofre ação da pepsina(estômago), como resultado temos polipeptídeos e aminoácidos, que em sequencia também sofrem ação das enzimas tripsina, quimiotripsina, elastase, carboxipeptidase (pâncreas), os oligopeptideos e aminoácidos oriundos dessa fasechegam até aminoácidos no intestino delgado. "
Os aminoácidos são derivados:
• Da hidrólise das proteínas celulares (renovação das proteínas);
• Da degradação das proteínas ingeridas na alimentação ;
• Da quebra das proteínas corporais na falta de outras fontes de combustíveis durante o jejum ou do diabete melito não tratado.

Um passo precoce no catabolismo dos aminoácidos é a separação dogrupo amino do esqueleto carbônico.
Na maioria dos casos, o grupo amino é transferido para α-cetoglutarato para formar glutamato (reação chamada de transaminação e requer a coenzima piridoxal fosfato). O glutamato é transportado para mitocôndrias do fígado, onde um grupo amino é liberado como amônia (NH4⁺) pela enzima glutamato desidrogenase.A amônia formada em outros tecidos é transportada até asmitocôndrias do fígado como o nitrogênio amida da glutamina (que é liberado como amônia apenas no interior da mitocôndria hepática, onde a enzima glutaminase converte a glutamina em glutamato e NH4⁺) ou como grupo amido da alanina que, em sua maior parte, é gerada nos músculos e transportada no sangue até o fígado. Depois de sofrer desaminação, o piruvato é convertido em glicose, que étransportada de volt ao músculo como parte do ciclo glicose-alanina.
Depois da remoção dos grupos amino (pela transaminação com o α-cetoglutarato), os esqueletos carbônicos dos aminoácidos sofrem oxidação em compostos que podem entrar no ciclo do ácido cítrico para serem oxidados até CO₂ e H₂O.
Existem cinco intermediários através dos quais os esqueletos carbônicos dos aminoácidos entram no ciclo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Whey protein
  • whey protein
  • whey protein
  • whey protein
  • whey protein
  • Estudo sobre Whey Protein
  • EDF Whey Protein
  • Benefícios comprovados do whey protein:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!