What to do in case of wildfire

Páginas: 17 (4061 palavras) Publicado: 10 de janeiro de 2015









AVALIAÇAO DE IMPACTES AMBIENTAIS


IMPACTES AMBIENTAIS NOS –
INCÊNDIOS FLORESTAIS


















Índice
Capitulo I 3
Introdução 3
Capitulo II 4
O que é um incêndio? 4
O que é uma floresta? 5
Incêndios florestais 6
As Causas dos Incêndios Florestais 8
Capitulo III 17
Impactos dos Incêndios Florestais 17
Capitulo IV 21
Conclusão 21
CapituloV 22
Referencia Bibliográficas 22

Índice de Figuras/ Gráficos e Quadros

Figura 1 – Triangulo do Fogo………………………………………………………………...4

Figura 2 – Floresta…………………………………………………………………………….5

Figura 3 - Incêndio Florestal da Mesquitela…………………………………………………7

Gráfico 1 Evolução da causalidade “classificação clássica” (2000 – 2003) ….9

Gráfico 2 Causas dos incêndios investigadas pela GNR em2009 15

Quadro 1 – Principais Causas de Incêndios 16

Figura 4 – Perigosidade de Incêndios Florestal 16

Capitulo I

Introdução

Este trabalho de grupo está contemplado na unidade curricular da disciplina de Avaliação de Impactes Ambientais do Curso de Protecção Civil do 3ºAno, tendo como base uma abordagem geral do Processo de AIA e um desenvolvimento mais específico do tema abordado, queengloba os impactes possíveis causados pelos Incêndios Florestais.

Os incêndios florestais registados em Portugal têm-se traduzido em impactos altamente negativos a níveis ambientais, económicos e sociais. Embora os prejuízos materiais directos sejam de relativamente fácil quantificação após a ocorrência do incêndio, perduram sempre outras consequências, que a médio e a longo prazo se fazemsentir e que poderão ser até mais gravosas do que as primeiras (BRANDÃO et al, S/D).

Os incêndios são causadores da destruição de “habitats”, de altas emissões de CO2 e recursos Naturais efeitos que prevalecem muito tempo para além da extinção dos incêndios (BRANDÃO et al, S/D).

Os objectivos deste trabalho são identificar os impactes ambientais que um incêndio florestal provoca na Natureza.Analisar a importância dos incêndios florestais, tanto do ponto de vista dos impactes positivos, como dos impactes negativos, tendo nestes últimos a especial atenção em como mitigar ou mesmo anular esses mesmos impactes.






Capitulo II

O que é um incêndio?

Incêndio é uma combustão livre, sem controlo, no espaço e no tempo. O Incêndio é uma libertação simultânea de calor, luz echama, gerada pela combustão de material inflamável, sem controlo no espaço e no tempo (GLOSSÁRIO ANPC, S/D).
Incêndio é uma reacção química, fortemente exotérmica, que se desenvolve de forma desordenada e incontrolável. Para a ocorrência de um Incêndio é necessário combustível, comburente e energia térmica (de activação) constituem os três elementos indispensáveis para que ocorra um fogo, quepoderá ou não transformar-se depois, num incêndio. Quando estes três factores existem em simultâneo dão origem ao que se chama triângulo do fogo, para proceder a extinção do incêndio devemos retirar um dos elementos do triângulo do fogo, assim a reacção já não é possível. (ANÓNIMO1, 2002).



O que é uma floresta?

Floresta é área de terra mais ou menos extensa, coberta de vegetação lenhosade auto porte, vivendo em sociedade. O mesmo que mata, subentendendo-se, porém, que mata pode ter uma pequena área (ANÓNIMO2, S/D).
A floresta é uma componente importante do nosso ecossistema, constituindo um elemento fundamental para o seu equilíbrio. Formada por árvores, arbustos, e um grande número de seres tais como: plantas e animais. A floresta, ocupa a maior parte da superfície da terraemersa cerca de 30% da superfície. Encontra-se, no entanto, distribuída de forma irregular, devido à diversidade climática e às características dos terrenos (ANTÃO, 1998).
A floresta contribui não só para o equilíbrio ecológico da terra, mas também é fundamental para a sobrevivência do Homem tais como:
 Renovação o ar, ou seja produzindo oxigénio e consumindo dióxido de carbono;
 Possui uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Option a
  • resenha A case study of in situ oil contamination in a mangrove swamp (Rio De Janeiro, Brazil)
  • just in case
  • Case Rock In Rio
  • Can portuguese history in the era of the house of avis be analysed without reference to overseas expansion?
  • Small doses of mercury increase arterial pressure reactivity to phenylephrine in rats
  • Markers of dna repair and susceptibility to cancer in humans: an epidemiologic review
  • How to swear in english

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!