Wgotsky

1373 palavras 6 páginas
SÓCIO-INTERACIONISMO * Perspectiva Sócio-histórico-cultural de Vygotsky * Nasceu em Orsha, Bielo-Rússia, em 05 de novembro de 1896, num contexto de conflitos políticos. * Dedicou-se ao estudo da lingüística, ciências sociais, psicologia, filosofia, artes. * Morreu aos 38 anos, em 11 de junho de 1934, em conseqüência de uma tuberculose. * Sua obra só foi conhecida e valorizada mais recentemente. * Vygotsky (1896 - 1934)
As formulações teóricas de Vygotsky * Objeto de estudo * Funções psicológicas superiores * pensamento, memória, atenção voluntária recordação, planejamento de uma ação, auto-observação, intencionalidade, metacognição.
Pressupostos básicos: * As origens das formas superiores de comportamento consciente devem ser buscadas nas relações sociais que o homem mantém. * Homem entendido como ser ativo, que age sobre o mundo, sempre em relações sociais, e transforma essas ações para que constituam o funcionamento de um plano interno.
Sócio-interacionismo
* O sujeito não é apenas ativo, mas interativo A aprendizagem ocorre na interação com outras pessoas. * Os adultos e colegas mais experientes atuam como mediadores da aprendizagem.
Histórico-Cultural
* Grande importância da dimensão social, interpessoal na construção do sujeito psicológico. * A estrutura humana complexa é produto de um processo de desenvolvimento profundamente enraizado nas ligações entre história individual e história social. * O caminho do objeto até a criança e desta ao objeto passa através de outra pessoa.
As formulações teóricas de Vygotsky * “O indivíduo humano, dotado de um aparato biológico que estabelece limite e possibilidades para seu funcionamento psicológico, interage com o mundo real em que vive e com as formas de organização desse real dadas pela cultura, as quais serão internalizadas ao longo do desenvolvimento e se constituirão no material simbólico que fará a mediação entre o sujeito

Relacionados

  • Dos Seis Aos Dez Anos As Crian As Vivem Experi Ncias Que Determinam Grande Parte De Sua Vida Adulta
    732 palavras | 3 páginas
  • ativ 14865
    8782 palavras | 36 páginas
  • A escola e a família
    12137 palavras | 49 páginas