wfwafa

1058 palavras 5 páginas
João Cabral de Melo Neto nasceu na cidade de Recife - PE, no dia 09 de janeiro de 1920, segundo filho de Luiz Antônio Cabral de Melo e de Carmem Carneiro-Leão Cabral de Melo. Passou a infância em engenhos de açúcar Primeiro no Poço do Aleixo, em São Lourenço da Mata, e depois nos engenhos Pacoval e Dois Irmãos, no município de Moreno.
Ao engreçar no primario no colegio Maratista , com a mudança da familia para recife , João cabral por ser amante do futebol logo se tornou campeão juvenil pelo Santa Cruz Futebol Clube em 1935 , em 1937 João Cabral obteve se primeiro emprego , assim , tendo depois a oportnidade de trabalhar no Departamento de Estatistica do Estado , com 18 começou a frequentar a roda literaria do Café Lafayatte , onde se reunia junto a Willy Lewin e o pintor Vicente do Rego que voltava ao Brasil de Paris por causa da guerra na Europa .
Já em 1940 viaja com sua familia para o Rio de Janeiro , lugar onde conhece Murilo Mendes , o homen que mudou sua vida ao lhe apresetar a Carlos Drummond de Andrade e ao circulo de intelectuais que se encontravam com frequencia no consultorio de Jorge Lima , tal cois a possibilitou que ele participace do Congresso de poesia de Recife , lugar onde apresentou suas Considerações sobre o poeta dormindo . Em 1942 quando o mundo se encontrava em um conflito mundial , João Cabral teve sua vida marcada pela a publicação de seu primeiro livro , Pedra do Sono , apos a publicação ele viaja por terra té o Rio de Janeiro , onde foi convocado como reservista para servir na FEB (Força Expedicionaria Brasileira ) , porem João Cabral foi dispensado por motivos medicos , apos ser dispensado ele se torna assistente de seleção da DASP ( Departamento de Administração do Serviço Publica ) , partir de então passa a frequentar o Café Amarelinho e Café Vermelhinho no centro do Rio de Janeiro onde se encontrava com os intelectuais , apartir daí publica Os Tres Mals Amados na Revista do Brasil . A obra O Engenheiro é publicada em 1945

Relacionados