WFQW

1375 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
LABORATÓRIO DE MATERIAIS E METALOGRAFIA
PROFESSOR GILMAR TONIETTO

ENSAIO DE TRAÇÃO

JEFERSON JONAS CARDOSO
CAXIAS DO SUL
2014
INTRODUÇÃO

No presente trabalho vamos apresentar resultados obtidos no experimento de tração com extensômetro com o aço 4340. Acompanhamos os testes em aula e obtivemos valores, com base nos mesmos faremos comparativos com os valores teóricos calculados. Faremos analises e comparativos com os valores obtidos no experimento contra os valores teóricos.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Ensaio de Tração:
O ensaio de tração é amplamente utilizado na indústria para caracterização e especificação da entrada de matéria prima. Consiste em uma técnica relativamente simples, aplicando-se uma carga de tração uniaxial sobre o corpo de prova até a ruptura. O objetivo é compreender como o material reage devido aos esforços de tração, avaliando deformações, limites de resistência e ruptura do material. A aplicação de uma força axial de tração em um corpo preso produz uma deformação, isso é, um aumento no seu comprimento com diminuição da área da seção transversal. Os resultados fornecidos pelo ensaio dependem da composição química da amostra, temperatura do ensaio, velocidade da deformação, tamanho de grão e presença ou não de tratamento térmico. Quanto maior a quantidade de carbono presente no aço, maior a sua resistência mecânica e menor sua ductilidade e tenacidade. A figura abaixo demonstra um esquema do ensaio de tração:

Figura 1: Extensômetro convencional
Nos ensaios, ocorrem dois tipos de deformação: deformação elástica (não permanente, permitindo ao aço voltar a sua forma inicial) e deformação plástica (permanente, modificando permanentemente o material).
Através do diagrama tensão/deformação, podemos identificar as seguintes fases:
Fase elástica: fase na qual o material recupera suas dimensões originais após a retirada dos esforços

Relacionados

  • relatorio soldagem
    410 palavras | 2 páginas
  • trabalho de inteção de alunos
    2223 palavras | 9 páginas