wfeqwe

333 palavras 2 páginas
Trabalho de Geografia

Desertos e Savanas

Desertos

Os desertos são formas de paisagens que recebem pouca água. Mas para ser chamada de deserto, uma região precisa receber menos de 250 mm dechuva por ano, mas também é preciso medir o tanto de perda de água por evaporação atmosférica.
E devido ao fato de serem bastante áridos, poucas espécies conseguem desenvolver vida nessas áreas, aindamais comparadas com regiões mais úmidas, porém, alguns animais só precisam de quantidades mínimas de água, então conseguem ter eficientes adaptações nesses tipos de locais.
As paisagens desérticasapresentam alguns elementos em comum. O solo do deserto é principalmente composto de areia, e dunas podem estar presentes. Paisagens de solo rochoso são típicas, e refletem o reduzido desenvolvimentodo solo e a escassez de vegetação. As terras baixas podem ser planícies cobertas com sal.
Os processos de erosão eólica (provocados pelo vento) são importantes fatores na formação das paisagensdesérticas. Os desertos algumas vezes contêm depósitos minerais valiosos que foram formados em um ambiente árido ou que foram expostos pela erosão. Por serem locais secos, os desertos são locais ideaispara a preservação de artefatos humanos e fósseis. Sua vegetação é constituída por gramíneas e pequenos arbustos, é rala e espaçada, ocupando apenas lugares em que a pouca água existente pode seacumular (fendas do solo ou debaixo das rochas).
A fauna predominante no deserto é composta por animais roedores (ratos-cangurus), por répteis (serpentes e lagartos), e por insetos. Os animais e plantastêm marcantes adaptações à falta de água. Muitos animais saem das tocas somente à noite, e outros podem passar a vida inteira sem beber água, extraindo-a do alimento que ingerem.
A maioria dasplantas do deserto são tolerantes à seca e à salinidade, tais como as xerófitas. Algumas armazenam água em suas folhas, raízes e caules. Outras plantas do deserto têm longas raízes que penetram até o...

Relacionados

Outros Trabalhos Populares