wewew

1641 palavras 7 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
CAMPUS CRICIÚMA

LUCAS OLIVEIRA HENRIQUES
PRISCILA PATRICIO FRAGA
RICARDO BORTOLATO

BLOCOS DE FUNDAÇÃO E RADIER

CRICIÚMA, JUNHO DE 2014.
SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO 2
2.0 METODOLOGIA 3
2.1 Radier 3
2.2 Blocos de fundações 4
3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERENCIAS 7

1.0 INTRODUÇÃO

A determinação do tipo de fundação utilizado em uma construção depende de diversos fatores, podemos citar as condições técnicas e econômicas, tipo de solo, as cargas atuantes, dentre outras. Basicamente com estes parâmetros acima citados o engenheiro pode determinar o tipo de fundação a ser adotado e em poder de uma sondagem do solo (SPT), é possível dimensionar a fundação escolhida. Existem dois tipos de fundações, as fundações diretas ou superficiais e as fundações profundas. As fundações profundas e sua utilização se dão quando as camadas mais resistentes do solo são profundas.
As lajes radiers ou simplesmente radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o solo que captam as cargas dos pilares e paredes e descarregam sobre uma grande área do solo, possui aproximadamente 10 cm de espessura e é utilizada em obras de pequeno porte, se limitando a casas térreas, uma vez que para fazer um radier para uma casa assobradada este seria inviabilizado pelo aumento da espessura, uma vez que uma grande vantagem da fundação rasa (direta ou superficial) utilizando o método construtivo do radier é o baixo custo e a rápida execução.
Os blocos são estruturas de volume usadas para transmitir às estacas as cargas de fundação, e podem ser consideradas rígidas ou flexíveis por critério análogo ao definido para as sapatas. Os blocos de fundação trabalham somente à compressão. Quando ocorrerem cargas excêntricas as dimensões da base do bloco deve ser tal que

Relacionados

  • Wewew
    416 palavras | 2 páginas
  • Estudo de caso sobre leis trabalhista
    1453 palavras | 6 páginas