Wesh

16997 palavras 68 páginas
Capítulo nº:1 Planejamento e Controle de Resultados e o Processo de Administração

Planejamento e Controle de Resultados e o Processo de Administração

O planejamento e controle de resultados pode ser definido, em termos amplos, como um enfoque sistemático e formal à execução das responsabilidades de planejamento, coordenação e controle da administração. Especificamente, envolvem a preparação e utilização de objetivos globais e de longo prazo; um plano de resultados a longo prazo, desenvolvido em termos gerais; um plano de resultados a curto prazo detalhado de acordo com diferentes níveis relevantes de responsabilidade, e um sistema de relatório periódicos de desempenho, mais uma vez para os vários níveis de responsabilidade.

O planejamento e controle de resultados possui uma relação especial com o sistema contábil da empresa, pois este fornece os dados históricos particularmente relevantes para fins analíticos no desenvolvimento dos planos da empresa; o componente financeiro de um plano de resultados geralmente é estruturado de acordo com o formato contábil; os dados utilizados na avaliação de desempenhos são fornecidos em grande parte pelo sistema contábil.

O Papel da Administração

O planejamento e controle de resultados justificam-se somente na medida em que facilitam o desempenho do processo de administração. Ele deve produzir benefícios relevantes diretamente relacionados à execução efetiva das responsabilidades primordiais da administração. De acordo com algumas noções fundamentais ou filosóficas do verdadeiro papel da administração em determinado empreendimento, o planejamento e o controle de resultados baseiam-se na comunicação de que a administração, é capaz de planejar e controlar o destino de uma empresa a longo prazo por meio de uma série contínua de decisões bem concebidas.

Especificamente e para garantir o êxito a longo prazo, a série de decisões administrativas deve gerar planos e ações destinadas a assegurar os influxos

Relacionados