WEIGAND Ricardo

8230 palavras 33 páginas
COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO
1
WEIGAND,Ricardo. Feedback organizacional por caráteres. In: ENCONTRO PARANAENSE,
CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS, XVI, XI, 2011. Anais. Curitiba: Centro
Reichiano, 2011. [ISBN – 978-85-87691-21-7]. Disponível em: www.centroreichiano.com.br/artigos. Acesso em: ____/____/____.
_________________________________

FEEDBACK ORGANIZACIONAL POR CARÁTERES
Ricardo Weigand
RESUMO
O presente artigo é voltado ao ambiente organizacional e pretende auxiliar a rapidamente reconhecer atitudes de defesa do caráter que podem estar presentes em qualquer pessoa e utilizar esta característica apresentada pelo indivíduo em seu benefício. Para este estudo modifiquei a nomenclatura dos caráteres segundo a Análise do Caráter de Alexander Lowen e W. Reich. tema a ser abordado está focado no Feedback Organizacional. O objetivo maior é permitir uma comunicação mais efetiva, assertiva e elegante entre as pessoas desviando da toxicidade relacional que se estabelece quando surge a negatividade de cada caráter. Para isto utilizaremos alguns conceitos chave, à saber: 1) Caráteres, 2) Feedback, 3) Assertividade, e 4) Toxicidade Relacional. omo no dizer de W. Reich em Análise do Caráter – “Amor, trabalho e sabedoria são as fontes de nossa vida. Deveriam também governa-la” – embora não se pretenda com este artigo que o trabalho em nossa sociedade se torne um prazer para todos, pretendemos sim que esteja calcado em relações mais saudáveis dirigidas pela sabedoria.
Palavras-chave: Feedback. Análise do Caráter. Assertividade. Toxicidade
Relacional.
..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..- ..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..

RECONHECENDO CARÁTERES
Caráteres se instalam pela repetição e/ou intensidade de um determinado modo de reagir ao mundo. São sobretudo uma defesa para garantir a sobrevivência, ainda que neurótica, num momento precoce da vida.
E não há nada de errado em se ter defesas, o que pode ocorrer é uma inadequação da defesa criada no

Relacionados

  • Trabalho Biomateriais - Nanotecnologia
    8417 palavras | 34 páginas
  • Gardenia Garcia Benoss
    32315 palavras | 130 páginas