Website ARFSS

2739 palavras 11 páginas
Caderno Digital
Disciplina: Semiótica da
Comunicação Visual.
Docente: Prof. José Abreu
Discente: Harrisson de Pina

Semiótica – é a doutrina dos signos, tendo por objeto o estudo da natureza, tipos e funções de signos.
Comunicação Visual – é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: signos imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto. O termo comunicação visual é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de estudo ou atuação, embora o termo possa ter o mesmo sentido de design visual.
Signo – É qualquer coisa que representa outra coisa, segundo uma das qualidades dessa coisa.
- É qualquer coisa que representa outra coisa, a partir dum terceiro que estabelece a relação que existe entre as duas.
Ex: logotipo de uma casa.

Conceito de Signo Segundo Ferdinand de Saussure:
Considerado pai da semiologia, a vertente europeia do estudo dos signos, por ser o primeiro autor a criar essa designação e a designar o seu objeto de estudo, segundo este, a existência de signos - «a singular entidade psíquica de duas faces que cria uma relação entre um conceito o significado e uma imagem acústica o significante conduz à necessidade de conceber uma ciência que estude a vida dos sinais no seio da vida social, envolvendo parte da psicologia social e, da psicologia geral.»
Para Saussure a semiótica deriva da linguagem, ou seja, a forma que os seres humanos utilizam para se comunicarem entre si através da língua. significante é aquilo que representa determinados significados, e que esses significados têm sempre um referente. No quadro da linguagem da semiótica de Saussure a linguagem é 1º de ordem institucional, 2º de ordem arbitrário ou seja, os significantes tem sempre o mesmo significado que deriva de convecção social e 3º é de ordem linear, qualquer coisa que evolui com o tempo.

Conceito de Signo Segundo Charles Sanders Peirce:
• Segundo este, os Signos é

Relacionados