Weber, Durheim e Gattaca.

657 palavras 3 páginas
IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA
ALUNO: FEIPE ARAGÃO NOGUEIRA DE FREITAS
MATRÍCULA: 20141720330
TURMA: 1° ELETROTÉCNICA MANHÃ
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
PROFESSOR: ALEXANDRE

REPOSIÇÃO

1. O que é a Solidariedade para Durkheim? Por que ela é tão importante para pensar a sociedade? R: A solidariedade para Durkheim é o mecanismo por meio do qual a sociedade se reproduz e se mantém coesa. Através do estudo da solidariedade é possivel entender como a sociedade se estrutura, como as pessoas se relacionam e se reproduzem na comunidade, ou seja, é possível compreender os fatores sociais que regem aquela sociedade.

2. Quais os dois tipos de solidariedade? Em que se diferenciam? R: Temos a solidariedade Mecânica e a Orgânica. Se diferenciam em densidade populacional, grau de tecnologia, hierarquização e divisão do trabalho, ou seja nos seus "fatos sociais" por maioria, se torando faces opostas da solidariedade.

3. No Filme Gattaca, quais situações nos indicam a presença da solidariedade orgânica? R: Assim como na sociedade orgânica de Durkheim, em Gattaca temos uma tecnologia de alto nível; percebemos o alto grau de divisão social e do trabalho, estipulada pela qualidade genética; percebemos dentro da sociedade cada classe com uma função especializada; além de não seguirem crenças e tradições, mas sim regras e leis de conduta.

4. Nas sociedades com elevado nível de desenvolvimento da divisão social do trabalho, caso das sociedades modernas, existe uma maior chance de desenvolvimento da anomia. De que maneira a trajetória de protagonista de Gattaca poderia se tornar um processo de anomia? R: Vincent nasce em uma sociedade, onde sua capacidade genética o deixa cheio de impossibilidades. Em busca de um sonho ele descumpre várias leis impostas à ele, além de perder de forma clara a sua própria identidade, fatores que certamente caracterizam a anomia.

5. A leitura que Weber faz das sociedades modernas enfatiza o alto grau de racionalização presente nessas

Relacionados