Web Semantica

Páginas: 3 (720 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2014
Web Semântica

A Internet é hoje fonte de informações de diversos temas. Contudo, os programas da Web atual não distinguem a inter-relação entre as palavras, que muitas vezes, possuem a mesmagrafia, porém, significados diferentes. Um exemplo disso é busca de assuntos com a palavra “coração”. A busca de tal informação pode retornar tanto conteúdos sobre o órgão coração, quanto ao sentimentoalusivo ao coração, podendo resultar em um grande número de páginas.
A Web Semântica é uma alternativa para melhorar a indexação, resolvendo problemas de ambigüidade e oferecendo uma forma de não pensarna informação para os humanos, e sim pensar na máquina. O objetivo da Web Semântica é atender às pessoas e não aos computadores, mas para isso é preciso construir categorias e uma linguagem que façamsentido para a máquina.
O projeto da Web Semântica, embora pareça uma novidade, não nasceu há tão pouco tempo. Capitaneado pelo consórcio W3C, ele é um sucessor do projeto Metadados cujos princípiossão os mesmos (incluir "informação sobre a informação" na Web), mas que trabalhava com linguagem (HTML), que não permite criar categorias semânticas.Para representar os dados e metadados na websemântica é necessária uma linguagem com mais recursos. O XML (eXtended Markup Language) [1] é uma linguagem de descrição de conteúdos, que permite aos usuários definirem suas próprias marcações (tags) eusá-las para anotar os conteúdos disponibilizados nas suas páginas. Utilizando esta linguagem é possível definir, arbitrariamente, uma estrutura para um documento ainda que nenhuma informação existasobre o significado dessa estrutura. O XML possui separação nítida entre conteúdo, estrutura e layout com a utilização de stylesheets(XSL) para converter sua codificação em HTML. A estrutura dosdocumentos está sob forma de árvores e podem conter também uma descrição opcional de sua gramática (DTD), ou em sua espécie de variação o XML Schema [2].
Porém o XML por si só ainda não é suficiente, pois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Web semantica
  • web Semantica
  • Web semantica
  • web semantica
  • Web semantica
  • Web semantica
  • Web semantica
  • WEB SEMÂNTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!