WEB DESIGNER NA REVOLU O INFORMACIONAL

1690 palavras 7 páginas
VII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO TRABALHO.
O TRABALHO NO SÉCULO XXI - MUDANÇAS, IMPACTOS E PERSPECTIVAS.
GT 13 - TRABALHO IMATERIAL E SUAS CONFIGURAÇÕES NA “NOVA
ECONOMIA”

O TRABALHO DO WEB DESIGNER NA REVOLUÇÃO INFORMACIONAL

Zélia Freiberger – SEPT/UFPR; Mestranda em Sociologia/UFPR
Benilde Lenzi Motim – DECISO/UFPR; Doutora em História/UFPR

São Paulo
2013

APRESENTAÇÃO

2

A pesquisa de Mestrado As configurações do trabalho do web designer e sua relação com o capitalismo flexível, tem por objeto a análise do trabalho do web designer, sua natureza e configurações, no contexto das mudanças que caracterizam a sociedade informacional. A investigação vincula-se à pesquisa coletiva Redes de empresas, trabalho e relações de trabalho no setor de informática no Paraná, desenvolvida no âmbito do GETS – Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade/PPGS-UFPR.

OBJETIVOS
Analisar o trabalho do web designer, no contexto das mudanças tecnológicas e organizacionais recentes, quanto à natureza e configurações.
Refletir sobre algumas questões apresentadas no âmbito da Sociologia do
Trabalho, acerca do trabalho informacional e suas características.
Mapear o perfil dos web designers no Paraná, com ênfase à formação e qualificação. Conhecer o processo de trabalho dos web designers em suas especificidades, quanto a criatividade, autonomia e a intervenção do cliente.

METODOLOGIA
De caráter qualitativo, a pesquisa buscou revelar as configurações do trabalho do web designer e sua relação com o capitalismo flexível. A revisão da literatura passou por estudos de história, de áreas ligadas ao design, pesquisas sobre o trabalho informacional e o setor de serviços, em especial aquelas desenvolvidas no campo da Sociologia do
Trabalho.
O sistema mundial do capital foi profundamente modificado no século XX tendo como base técnica uma complexa matriz informacional. Para Alves (2011, p.69) as novas tecnologias colaboraram para a implantação de estratégias empresariais que permitiram a

Relacionados