Web 1.0,2.0 e 3.0

1747 palavras 7 páginas
Web 1.0
A denominação de Web 1.0 veio na verdade após o surgimento do termo web 2.0. A web 1.0 é considerada como estática, sendo que seus conteúdos não podem ser alterados pelos usuários finais. Todo o conteúdo da página é somente leitura, por isso o termo estático. Na web 1.0 não existia a interatividade do usuário com a página, onde somente o webmaster ou o programador pode realizar alterações ou atualizações da página.
Fonte: Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Web
Exemplos de WEB 1.0
Os sites de Web 1.0 são estáticos - eles contêm informações que podem ser úteis, mas não existe razão para que um visitante retorne ao site mais tarde. Um exemplo pode ser uma página pessoal que ofereça informações sobre o dono do site, mas que não mude nunca. Uma versão Web 2.0 dessa idéia seria um blogou perfil no MySpace, que os proprietários pudessem atualizar frequentemente.
Os sites de Web 1.0 não são interativos - os visitantes podem visitá-los, mas não modificá-los ou contribuir com eles. A maioria das organizações têm páginas de perfis que visitantes podem consultar mas sem fazer alterações, enquanto um wiki permite que qualquer visitante realize mudanças.
Os aplicativos da Web 1.0 são fechados - sob a filosofia da Web 1.0, as empresas desenvolvem aplicativos de software que os usuários podem baixar, mas não são autorizados a ver como o aplicativo funciona, ou a alterá-lo. Um aplicativo de Web 2.0 é um programa de fonte aberta, o que significa que todos veêm o código-fonte do programa. Os usuários podem ver como o software funciona e modificá-lo, ou até mesmo construir novos aplicativos com base em programas antigos. O Netscape Navigator, por exemplo, era um aplicativo fechado da era da Web 1.0. O Firefoxsegue a filosofia da Web 2.0 e oferece aos criadores de software todas as ferramentas que eles precisam para criar novos aplicativos para o Firefox.
Fonte: HowStuffWorks (como as Coisas Funcionam) - http://informatica.hsw.uol.com.br/web-101.htm

Relacionados

  • Histórico dos sistemas operacionais windows
    4836 palavras | 20 páginas