wdgs
1. Título: Jornal Digital Capital Cultura
2. Autoria: Camila Nichetti1, Professor orientador Rodolfo Stancki, Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil.
3. Resumo: inserir o resumo do trabalho, utilizando fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.
4. Palavras-chave: Jornalismo cultural; cobertura multimídia; eventos culturais.
5. Corpo do trabalho:
1 INTRODUÇÃO
Um grande repertório cultural é a base de todo bom jornalista. A premissa guiou a elaboração do projeto de jornal digital Capital da Cultura (http://jornalcapitalcultura.blogspot.com.br/), do curso de jornalismo da UniBrasil, que, em seu primeiro ano, funcionou pontualmente em caráter experimental na cobertura de dois eventos do segmento cultural em Curitiba: a Gibicon – especializada em quadrinhos – e a Virada Cultural, que ocorre anualmente na cidade.
O produto laboratorial nasceu com a proposta de criar um canal de comunicação entre futuros repórteres, editores e assessores de imprensa com o tema e com a experiência de coberturas culturais. Além disso, o jornal também se torna um espaço de convívio com o leitor, que pode comentar e divulgar o conteúdo produzido pelos acadêmicos de jornalismo.
O objetivo do produto laboratorial, mantido por alunos de diversos períodos e por professores do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas do Brasil, é apresentar informações sobre o cenário cultural em Curitiba para incentivar o debate na sociedade sobre livros, filmes, peças de teatro, shows, concertos, palestras e exposições, entre outras atrações.
O jornal Capital Cultura foi ao ar em 25 de outubro de 2012, com o início das atividades da Gibicon, que ocorreu em diversos espaços de Curitiba. Ao todo, foram 29 postagens, entre notícias, matérias, entrevistas,