WCDM

Páginas: 36 (8995 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO










WCDMA





















Danilo Mota Carvalho RGM: 70312-5
Geanderson Vieira Galdino RGM: 70754-6
Luciano Alves Santos RGM: 72442-4





SÃO PAULO
2009


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO




WCDMA







Danilo Mota CarvalhoGeanderson Vieira Galdino
Luciano Alves Santos






Orientador: Prof. MSC. Vagner da Silva
Co-Orientador: Prof. MSC. Douglas Almendro


Dissertação apresentada ao Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, da Universidade Cruzeiro do Sul, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação.



SÃO PAULO
2009

UNIVERSIDADE CRUZEIRODO SUL
CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA

WCDMA
Danilo Mota Carvalho
Geanderson Vieira Galdino
Luciano Alves Santos

Monografia de graduação defendida e aprovada pela Banca Examinadora em ___/____/______.


BANCA EXAMINADORA:



















DEDICATÓRIA

Dedicamos esta monografia aos nossos pais que sempre nos apoiaram, incentivaram e ensinaram a lutarpelos nossos objetivos.






























AGRADECIMENTOS


Agradecemos primeiramente a Deus pela oportunidade concedida e pela força que tornou possível a conclusão de mais uma etapa de nossas vidas.
Ao nosso orientador, Professor Vagner da Silva pela atenção e profissionalismo com que acompanhou a realização deste trabalho e, sobretudo pelo grandeincentivo que muito contribuiu para que concluíssemos o mesmo com êxito.
Aos nossos familiares por entender e compreender a atenção que não lhes foi dada devidamente, as datas que não podemos comemorar, sempre sacrificando com nossa ausência pelo compromisso do estudo.
Aos amigos e colegas de trabalho, pela ajuda e apoio fornecidos, que contribuíram de várias formas para a realização destetrabalho.
Hoje no final dessa longa caminhada, paramos para dizer nosso muito obrigado a todas as pessoas que foram muito importantes neste longo período e que direta ou indiretamente nos ajudaram a chegar onde estamos.



















RESUMO

Pela necessidade de ter uma mobilidade na telefonia fixa, surgiu a telefonia móvel no início da década 80 com a primeira geração detelefonia móvel (1G). Com o passar das décadas surgiram às gerações 2G, 2,5G e 3G.
A presente monografia tem como objetivo apresentar a parte chamada de “Acesso” e como funciona o processo de configuração de uma rede 3G de telefonia móvel.
O WCDMA é a tecnologia atualmente utilizada na 3G, que foi desenvolvida para aprimorar as características da tecnologia 2G e trazer novos recursos.Video-chamada, acesso rápido a internet, som e TV digital são algumas das funcionalidades que podem ser realizadas com o WCDMA.
As operadoras de telefonia celular possuem grandes redes para prover qualidade no atendimento aos usuários. Desta forma muitos equipamentos precisam ser configurados, mas não é viável que este processo seja feito manualmente. As empresas que configuram estes equipamentos precisamde ferramentas para atender a demanda e consequentemente estarem preparadas para as constantes mudanças na rede.
Pensando nesta dificuldade surgiu a idéia de se criar um software que pudesse otimizar de alguma maneira todo esse processo de configuração. Desde o início, foi idealizada a criação de um software utilizando a linguagem JAVA, pois todos os elementos da rede são compatíveis com estalinguagem, além de que JAVA é uma linguagem gratuita.
Ao término desta monografia, será possível conhecer um pouco mais de uma rede WCDMA, suas particularidades, configuração, e qual a importância do desenvolvimento de ferramentas adequadas a determinados processos de trabalho.






Abstract


For the need of having mobility in the fixed systems, the “mobile” telephony appeared. In...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!