Wassily Kandinsky

Páginas: 7 (1510 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2015
Wassily Kandinsky

foi um artista de nacionalidade francesa nascido na Rússia. Kandinsky foi professor da Bauhaus (escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda alemã do início do século XX) e introduziu a abstração nas artes visuais.


Artista: Wassily Kandinsky 
Data de nascimento: 1866
Data da morte: 1944

Wassily Kandinsky, nascido em Moscou, no dia 4 de dezembro de 1866 ,foi um dos maiores artistas do séc. XX, sua contribuição foi enorme para a criação de uma nova estética, bem como o desenvolvimento de novas técnicas. Ele inovou as artes plásticas e influenciou diversas outras, foi um libertador da arte rompendo com tudo o que era conhecido e valorizado até então.

Ele nasceu em uma família simples, de classe média, com 8 anos de idade, começou a ter as primeirasaulas de desenho e música, aprendeu a tocar piano e violoncelo, e apesar de não ser um grande talento para a música este contato lhe permitiu mais tarde desenvolver sua obra como pintor, pois lhe deu noções fundamentais de harmonia e evolução. Aos 20 anos de idade (1886), ingressou na Universidade de Moscou, optou pelo estudo de direito e economia, conseguindo apenas um lugar de assistente jurídicodepois de formado na Universidade de Moscou.

Aos 30 anos deixou Moscou, mudou-se para Munique, que na época era considerada uma cidade artística, aberta ao mundo. Nesse momento a arte deixa de ser para ele apenas um meio de escapar às tensões. Ingressou na escola de pintura do iugoslavo Anton Azbé, e mesmo sentido-se desestimulado com o tipo de ensino, submeteu-se a rigorosa disciplina dedesenho de modelo vivo. É nessa época que conheceu Paul Klee, que mais tarde viria a ser um grande amigo. Insatisfeito com o seu aprendizado, inscreveu-se no curso do Prof. Von Stuck, mas foi rejeitado , retornou um ano depois , quando finalmente foi aceito . Permaneceu no ateliê de Stuck até 1900 e em 1901, fundou a "Phalanx" (Falange) uma associação de artistas – expositores, que foi inaugurada com aexposição de obras suas e de seus colegas do ateliê de Stuck dentre eles Stern, Hüsgen , Hecker e Klee.

A "Phalanx" fechou por falta de alunos no ano de 1904, porém a luta para alcançar o devido reconhecimento se refletiu em inúmeros projetos e intenções, daí em janeiro de 1909 nasceu a “Nova Associação dos Artistas de Munique“ (NKVM), nessa época ele criou uma enorme polêmica ao começar a pintarsobre vidro, inspirado na tradição da Bavária.

A cidade de Munique tornou-se o centro da arte vanguardista daquela época e, quando Kandinsky pinta a “Composição II” (quadro praticamente perdido durante a 2ª Guerra Mundial, e que foi considerado o mais importante de sua obra), a reação dos críticos a essa obra foi fervorosa, todos concordando que tratava-se de uma obra de um louco ou de umviciado em morfina ou haxixe.

Em 1910, ele resolve unir teoria e prática, concluindo o livro “Do Espiritual na Arte“ e pintando sua primeira obra não figurativa , uma aquarela abstrata. Embora tenha encontrado dificuldades na publicação, o livro foi visto com entusiasmo no meio artístico e foi representativo para os jovens artistas que buscavam uma nova fonte de
conhecimento.

Como já previa adissolução da “NKVM” já tinha planos para uma nova manifestação artística, que se concretizou sob forma de uma publicação com o título “Der Blaue Reiter“ (O Cavaleiro Azul). Trabalhando com Gabriele Münter e Franz Marc, Kandinsky e seus companheiros viam a publicação não só como uma manifestação de uma nova pintura na Alemanha, mas como um apelo a uma renovação em todos os domínios da arte e da cultura quedeveria ocorrer com uma reflexão.

Em outubro de 1912, que Kandinsky conseguiu organizar sua primeira grande exposição individual. As exposições e o almanaque com o mesmo título representam um ponto de partida para a arte do século XX, que o conduziram a pintura abstrata. Após a ruptura com a era materialista, nascia para ele um novo mundo cuja forma de expressão adequada seria a pintura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Wassily Kandinsky
  • wassily kandinsky
  • Wassily kandinsky
  • Wassily kandinsky
  • A Proposta de Configuração de Wassily Kandinsky
  • A vida de wassily kandinsky
  • Wassily kandinsky resumo de sua vida
  • Wassily Kandinsky trabalho artes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!