War photographer - james nachtway - fotógrafo de guerra

554 palavras 3 páginas
Relatório sobre o documentário "WAR PHOTOGRAPHER"
(James Nachtwey)

O ducumentário "War Photographer" dirigido por Christian Frei, é um documentario sobre o cotidiano de um dos fotógrafos mais reconhecidos da atualidade, James Nachtwey. Com uma linguagem focada na prática do fotojornalismo de guerra, o documentário mostra cenas de guerras, pobreza, dor, destruição e conflitos em cenários decadentes que procuram exibir o outro lado da fotografia, a realidade destes conflitos.
Durante o filme vários editores, jornalistas e amigos contam um pouco do que viveram com Nachtwey, sempre o descrevendo como um homem simples, que adora seu trabalho e é incansável. Em uma das cenas, uma das principais características do fotógrafo é apresentada, o perfeccionismo.
Duas cenas que chamam atenção são a de um enterro fotografado por James, a dor dos parentes, especialmente da mãe do rapaz morto em combate, e a cena em que os editores da revista em que o fotógrafo trabalha recebem suas fotos, as analisam e escolhem as mais "chocantes" para a próxima edição.
Uma característica que particulariza o documentário e mostra de forma mais dinâmica e próxima da perspectiva do fotógrafo, é as imagens produzidas por uma pequena câmera colocada logo acima da máquina fotográfica que Nachtwey utiliza em seus trabalhos. A partir das imagens produzidas o espectador fica em primeira pessoa, podendo perceber melhor o olhar que James possui e também a forma como ele trabalha, sempre o mais próximo possível, de forma silenciosa, e ágil.
O documentário também apresenta o depoimento de James sobre o seu trabalho, e um pouco sobre sua vida pessoal, mas sempre com foco em seu trabalho. Em seu depoimento James fala sobre sua decisão de se tornar fotógrafo de guerra, e conta como se sente com relação a tudo o que já presenciou. Ele diz que é necessário alguém para divulgar o que acontece no mundo, e este é o seu papel.
As fotos produzidas por James são a maioria em preto e branco, e por se tratarem

Relacionados

  • War photographer
    632 palavras | 3 páginas
  • James Natchwey
    1089 palavras | 5 páginas