Wanda horta e o modelo das necessidades humanas básicas

Páginas: 20 (4948 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem por intenção abordar a teoria de modelos de enfermagem “Necessidades humanas básicas” da autora Wanda de Aguiar Horta, abordando os seguintes aspectos:
* História da autora e do modelo
* Os conceitos apresentados pela autora no modelo e a inter-relação desses conceitos
* Descrever o Processo de enfermagem de acordo com a teoria
* Apresentarum artigo onde o modelo é aplicado

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O modelo e sua história

Wanda Aguiar Horta nasceu em 11 de agosto de 1926, natural de Belém do Pará graduada no curso de Enfermagem, pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, em 1948. Em dezembro de 1949 a 1954 chefia o serviço de Enfermagem no Sanatório Médico Cirúrgico do Portão Divisão de Tuberculose daSecretaria de Saúde Pública do Estado do Paraná. Seu primeiro artigo "Conceito de Enfermagem" foi publicado na Gazeta do Povo em Curitiba em 12 de maio de 1951.
Em 1953 foi licenciada em história natural pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Paraná. Pós-graduada em Pedagogia e didática aplicada à Enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, em 1962.Doutora em Enfermagem, na Escola de Enfermagem Ana Néri da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a tese intitulada "A observação sistematizada na identificação dos problemas de enfermagem em seus aspectos físicos". Na escola de enfermagem da Universidade de São Paulo foi professora de Ensino da Cadeira de Fundamentos de Enfermagem das disciplinas Introdução à Enfermagem e Fundamentos deEnfermagem. Em 1981, ano de seu falecimento, foi proclamada Professor Emérito pela Egrégia Congregação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
Em 1959 na Escola de Enfermagem da USP Horta desenvolveu o núcleo central que constituiu na elaboração de vasta fundamentação teórica para a Enfermagem culminando com a elaboração da Teoria nas Necessidades Humanas Básicas. A intenção de Wanda Hortaera de procurar desenvolver uma teoria que pudesse explicar a natureza da enfermagem, definir seu campo de ação específico, sua Metodologia científica.
A teoria das necessidades humanas básicas apóia-se e engloba três leis gerais que regem os fenômenos universais, sendo elas:

* Lei do equilíbrio (homeostase ou homeodinâmica): afirma que todo o universo se mantém por processos de equilíbriodinâmico entre os seus seres.
* Lei da adaptação: afirma que todos os seres do universo interagem com seu meio externo buscando sempre formas de ajustamento para se manterem em equilíbrio
* Lei do holismo: afirma que o universo é um todo, o ser humano é um todo, a célula é um todo, esse todo não é mera soma das partes constituintes de cada ser.

Dessa maneia, a autora usou como base paraa formação dos princípios e fundamentos do seu modelo, a teoria da motivação humana de Abraham Maslow e a da hierarquia de necessidades de João Mohana, dos princípios de homeostase e holismo.
Abraham Maslow apresenta sua teoria em cinco níveis: necessidades fisiológicas, de segurança, de amor, de estima e de autorealização, ou seja, compreende-se que é necessário um mínimo de satisfação emalgumas necessidades para passar adiante, lembrando que nunca há uma satisfação completa de uma necessidade, pois sempre existirá uma motivação pessoal.
E na hierarquia de João Mohana, as necessidades são denominadas: nível psicológico, psicossocial e psicoespitirual, sendo esta última, característica única dos seres humanos.

2.2 Os conceitos do modelo

2.3 A inter-relação dos conceitos

Deacordo com os conceitos expostos na teoria a autora inferiu algumas proposições, sendo elas:
* As funções do enfermeiro podem ser consideradas em três áreas ou campos de ação distintos.
* Área específica: assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas e torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado.
* Área de interdependência ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das necessidades humanas básicas
  • Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta:
  • Teoria das necessidades humanas básicas de wanda horta
  • teorias das necessidades humanas básicas de Wanda Horta
  • Estudo de caso de j.v.b.r., 6 meses, acometido por pneumonia, baseado na teoria das necessidades humanas básicas...
  • Necessidades Humanas Basicas
  • necessidades humanas basicas
  • Necessidades humanas básicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!