Walterfrancisco

569 palavras 3 páginas
"Morfologia vegetal externa"

Durante a fase de germinação da semente de uma angiosperma, o embrião consome as reservas contidas nela para ter, assim, um crescimento acentuado das primeiras estruturas: a radícula, ao penetrar no solo, origina a raiz da planta. Esta, por sua vez, possui a importante função de absorver a água e os nutrientes provenientes do solo. São formados também o caule e suas folhas, por meio da outra parte do embrião. Tais órgãos (raiz, caule, folhas) são os responsáveis pela manutenção do funcionamento de uma angiosperma.
Acerca das raízes, existem dois tipos mais relevantes: a axial e a fasciculada. Algumas espécies, ainda, possuem suas raízes hipertrofiadas, cujas reservas armazenadas são geralmente de amido ou sacarose. A exemplo destas, temos a cenoura, a batata-doce, entre outras.
A raiz das plantas possui estruturas que a compõem e desempenham diferentes papéis. A coifa compreende a parte mais extrema e a protege contra o atrito; a zona meristemática contribui com elevada atividade de mitose, aumentando seu crescimento. A zona pilífera, por sua vez, é constituída de pequenos pêlos capazes de absorver sais minerais e água, de modo a aumentar a superfície de contato entre a raiz e o solo. Na zona das ramificações são formadas as raízes secundárias e suas diversas ramificações.
É chamado o caule o eixo ao qual as folhas encontram-se ligadas, onde se é possível formar também flores e ramos - estes, por sua vez, originarão frutos e sementes nas angiospermas. Dessa forma, pode-se dividir cinco principais tipos de caules: a haste, que é fina e contém clorofila; o tronco, que é encontrado em grande parte das árvores, sendo grosso e recoberto por cortiça; o estipe, típico das palmeiras, é um caule cilíndrico e repleto de nós circulares; o colmo, cujas folhas estão ao longo de seu eixo, encontrado no milho e no bambu; e por fim, o tubérculo, que se localiza sob o solo e armazena reservas, a exemplo da batata comum.
O importante papel da

Relacionados