Walter salles jr. e o cinemada retomada

1321 palavras 6 páginas
Walter Salles Jr. e o Cinema da Retomada

Apresentação
Filho do embaixador e banqueiro Moreira Salles e Elizinha Moreira Salles, irmão do também cineasta João Moreira Salles, Walter Moreira Salles Jr. nasceu no dia 12 de abril de 1956 no Rio de Janeiro. Morou em Washington dos 3 aos 6 anos de idade, estudou na França até os 13, voltou ao Brasil para graduar-se em economia na PUC-RJ e novamente retornou aos Estados Unidos para fazer mestrado em comunicação audiovisual na Universidade da Califórnia.
Em parceria com seu irmão, fundou em 1985 a produtora Vídeo Filmes, no qual contabiliza em seu currículo uma dezena de produções entre curtas, longas e documentários sob sua direção, incluindo uma grande quantidade de prêmios arrecadados por suas obras, sem falar em sua carreira na publicidade, na qual realizou mais de 250 filmes.
O cineasta fluminense, partir de 1983, passa a produzir para a televisão. Dirigiu a série de entrevistas "Conexão Internacional" apresentado por Roberto D’Ávila, produziu documentários (em 1985 fez o "Krajcberg - O Poeta dos Vestígios") e programas musicais sobre cantores e compositores da MPB, entre eles Chico Buarque, Marisa Monte, Caetano Veloso e Antônio Carlos Jobim. No ano de 1986, realizou um documentário de cinco horas de duração, "Japão, Uma Viagem no Tempo", sobre o conflito entre a modernidade e a tradição no Japão, com participação de Akira Kurosawa, Riuychi Sakamoto, Isozaki Arata, Yoji Yamamoto e Issey Miyake.
Em 1991, freqüentemente trabalhando com Daniela Thomas na co-direção e Walter Carvalho na fotografia de seus filmes, ele lança seu primeiro longa-metragem, que acabou sendo uma produção americana falada em inglês, "A Grande Arte", baseado no romance de Rubem Fonseca. No ano de 1994 cria um dos curtas mais premiados no Brasil, "Veja esta Canção", logo em seguida, em 1995, fez o documentário "Socorro Nobre" (que serviu de inspiração para "Central do Brasil") e dirige também, o elogiado, e preto-e-branco, "Terra

Relacionados