Wallon e piaget

Páginas: 11 (2547 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
O Desenvolvimento Humano e a Adolescência por Piaget e Wallon

A palavra “adolescência” vem da palavra latina “adolesco”, que significa crescer. É uma fase cheia de questionamentos e instabilidade, que se caracteriza por uma intensa busca de “si mesmo” e da própria identidade, os padrões estabelecidos são questionados, bem como criticadas todas as escolhas de vida feita pelos pais, buscandoassim a liberdade e auto-afirmação.
Os teóricos da adolescência há muito tem concordado que a transição da segunda infância para a idade adulta é acompanhada pelo desenvolvimento de uma nova qualidade de mente, caracterizada pela forma de pensar sistemática, lógica e hipotética.

Jean Piaget
Piaget afirmava que as mudanças na maneira como os adolescentes pensam sobre si mesmos, sobre seusrelacionamentos pessoais e sobre a natureza da sua sociedade têm como fonte comum o desenvolvimento de uma nova estrutura lógica que ele chamava de operações formais .
O pensamento operatório formal é o tipo de pensamento necessário para qualquer pessoa que tenha de resolver problemas sistematicamente. O adolescente constrói teorias e reflete sobre seu pensamento, o pensamento formal, que constituiuma reflexão da inteligência sobre si mesma, um sistema operatório de segunda potência, que opera com proposições.
Segundo Piaget uma das consequências de se adquirir pensamento operatório formal é a capacidade de construir provas lógicas em que a conclusão seguem a necessidade lógica. Essa habilidade constitui o raciocínio dedutivo.O pensamento do adolescente se difere do pensamento da criança,ou seja, a criança consegue chegar a utilizar as operações concretas de classes, relações e números, mas não as utiliza num sistema fundido único e total que é caracterizado pela lógica do adolescente. O pensamento liberta-se da experiência direta e as estruturas cognitivas da criança adquirem maturidade. Isso significa que a qualidade potencial do seu pensamento ou raciocínio atinge o máximoquando as operações formais encontram-se plenamente desenvolvidas.
A criança não ultrapassa a lógica elementar de agrupamentos ou grupos numéricos aditivos ou multiplicativos, apresentando deste modo, uma forma elementar de reversibilidade. O adolescente apresenta a lógica das proposições relacionando-a a estrutura de classes e das relações. O pensamento formal encontrado nos adolescentes é explicadopelo fato de se poderem estabelecer as coordenações entre os objetos que também se originam de determinadas etapas da maturação deste sujeito.
No entanto, esta constituição da estrutura, não apenas tem ligação com o aparato maturacional do sujeito, mas também com o meio social no qual este está inserido. Para que o meio social atue sobre os indivíduos é necessário que estes estejam em condiçõesde assimilar as contribuições desse meio, havendo a necessidade de uma maturação suficiente da capacidade cerebral deste indivíduo. Estes fatores estão relacionados dinamicamente.
O pensamento do adolescente tem a necessidade de construir novas teorias sobre as concepções já dadas, no meio social, tentando chegar a uma concepção das coisas que lhe seja própria e que lhe traga mais sucesso queseus antecessores.
São característicos do processo de pensamento, os patamares de desenvolvimento, que leva o nível mais elementar de egocentrismo à descentração, subordinando o conhecimento sempre a uma constante revisão das perspectivas. O adolescente exercita idéias no campo do possível e formula hipóteses, tem o poder de construir à sua vontade reflexões e teorias. Com estas capacidades, oadolescente começa a definir conceitos e valores. Neste sentido, caracteriza-se a adolescência por um egocentrismo cognitivo, pois o adolescente acredita que é capaz de resolver todos os problemas que aparecem, considerando as suas próprias concepções como as mais corretas (crença na onipotência da reflexão).
A propriedade geral mais importante do pensamento operacional formal, deriva todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • piaget e wallon
  • Jean piaget-vygotsky-wallon
  • piaget vygotsky e wallon
  • Piaget, Vygotsky e Wallon
  • Resumo de Piaget, Vygotsky e Wallon
  • PIAGET, VYGOTSKY E WALLON
  • piaget,wygotsky e wallon
  • As contribuições de piaget e vygostky e wallon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!