wagnerfdu

857 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

Atualmente, a educação tem se tornado pauta em diversas discussões.
Anteriormente pensada como uma mera transmissão de conteúdo daquele que tudo sabia para aquele que nada sabia num ato tecnicista, em que o planejamento era desmembrado em conteúdos isolados, hoje é pensada como um processo de construção simultâneo que integra conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais partindo do cotidiano social, enfocando-a como fruto de um processo de construção de saberes que promovem o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, construído culturalmente a partir do seu contexto familiar e social, num ato de educar para a vida, porque educação nada mais é que a própria vida.

A sociedade moderna apresenta demandas de caráter social e educacional que ultrapassam os limites formais e regulares da escola, fato que a torna detentora de um saber vivo e não fragmentado. Daí a necessidade de transformá-la em conhecimento sistemático integrando as tecnologias ao currículo, para que o processo ensino-aprendizagem seja obra desse saber vivo, condizente com a realidade. Não do saber fragmentado distante do contexto social. Isso requer a intermediação do pedagogo como articulador, mediador de uma práxis pedagógica voltada para a interdisciplinaridade avaliar e coordenar a construção ou reconstrução do projeto pedagógico de educação básica com a equipe escolar. No desenvolvimento das atividades, viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas. Elaborar projetos pedagógicos especiais.
A qualidade do trabalho que pode vir a ser encaminhado nesse segmento de ensino estará sujeita à qualificação do educador que a ele se dedique, o que inclui a sua leitura atenta sobre o seu espaço de atuação profissional, bem como o seu investimento no estudo e na busca de fundamentação teórica sobre a

Relacionados