várias aceoções da palavra direito

1473 palavras 6 páginas
Definir a palavra Direito de uma forma apenas não é fácil,pois há muitas conceituações sobre a palavra com como modo filosófico ,jurico, popular entre outros ...Direito é ambíguo e vago,.Vago porque a palavra possui vários sentidos e significados.Ambiguio é a impossibilidade de definir todas as características identificadoras de um termo e por isso é difícil responder de forma unanime o.Mas afinal o que é Direito ?logo a visão sobre o que é Direito vai depender da sua ideologia.Direito é o conjunto de normas sistematizadas que definem a conduta e o comportamento da sociedade.
Direito nasceu juntamente com a civilização,pois com a população aumentando veio a necessidade de no mínimo ordem e direção ,regras de conduta com o objetivo de regular o convívio entre os homens e proporcionar harmonia nas relações humanas.Visto que o Desde a formação dos primeiros grupos gregários surgiu a necessidade dos regramentos de convivência, mesmo que de forma esparsa e sem muitas formalidades. Até na comunicação primária entre dois seres humanos não se deve prescindir de uma informal padronização, objetivando uma convivência em moldes relativamente civilizados e sem maiores embates. E aqui não se fala do que é certo ou errado em sentido absoluto, tais conceitos são mutantes de acordo com os grupos humanos que se associam em comunidades.humanas,proporcionando-lhe paz e prosperidade no meio social, e assim impedindo a desordem ,o crime. Em termos etimológicos a palavra se origina do latim Directum,que significa o que está conforme à regra.Palavra DIS(muito)mais RECTUM(reto,justo,curto)o Direito nada mais é um de regras obrigatórias que garantem a convivência social ,que regula a conduta do homem na sociedade que coloca um mínimo de regras a ser seguido pela sociedade.
Direito palavra que não é estranha ouvida e citada em diversas situações do dia-a-dia.Definir a palavra Direito de uma forma apenas não é fácil,pois há muitas conceituações sobre a palavra com como modo

Relacionados