Vykosthy novo

1049 palavras 5 páginas
REFERÊNCIA:
Oliveira, Marta Kohl de Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione 2009

Credenciais do autor:
Lev Semenvovich Vygotsk nasceu em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsh. Em 1917 formou-se em Direito pela Universidade de Moscou. Neste mesmo ano, casou com Rosa Smekhova, com que teve duas filhas. Oraniza o Laboratório de psicologia para crianças deficientes- que em 1929 seria transformado no instituído de Estados de Deficientes da Academia de Ciências Pedagógica. No dia 11 de junho de 1934 com 37 anos, morreu de tuberculose.

Resumo:
O objetivo dessa obra é o aprendizado e desenvolvimento enfatizando especialmente a importância dada por Vygotsky à cultura e a linguagem na constituição do ser humano, pensamento e linguagem e aspectos biológicos e culturais do funcionamento psicológico.

1° Capítulo - História pessoal e história intelectual

“A Psicologia como ciência natural, que procurava explicar processos elementares sensoriais e reflexos, tomando o homem basicamente como corpo. Essa tendência relaciona-se com a psicologia experimental.” (p.23)

“A Psicologia como ciência mental, que descrevia as propriedades dos processos psicológicos superiores, tomando o homem como mente consciência, espírito.” (p.23)
Parecer:
Este primeiro capítulo quer diferenciar entre duas fortes tendências presentes na psicologia que é uma ciência que estuda o comportamento humano e animal e os processos mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes). O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente.

2° Capítulo – A mediação simbólica

“Mediação, em termos genéticos, é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento.” (p.28)
“O instrumentos, porem, são elementos externos ao indivíduo, voltando para fora dele; sua função é provocar mudanças nos objetivos, controlar processos da natureza.”

Relacionados