Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula

Páginas: 4 (807 palavras) Publicado: 10 de maio de 2012
[pic]




















































































INTRODUÇÃOO presente trabalho tem como objetivo fazer uma curta abordagem do papel das interações sociais na sala de aula, fazendo com que exista um melhor descobrimento do mundo em que vivemos. Tendo embase as idéias retiradas do texto de Martins, daremos continuidade fazendo uma reflexão sobre o desenvolvimento desse trabalho dentro de nossas escolas e quais os seus efeitos sobre o processo deensino-aprendizagem.
A partir da década de 80, as discussões sobre a função da escola e o seu papel dentro da sociedade foram tomando caminhos variados. Os professores tiveram que rever as suaspráticas e avaliar o desempenho dos seus alunos, e a capacitação do educador, prática de grande importância, se deparou com o dilema dos mundos dos “países atrasados”.
O avanço datecnologia não se iguala a realidade dos cidadãos, todos os membros da comunidade escolar não têm acesso às conquistas tecnológicas, porém o desenvolvimento de um trabalho capaz de promover interaçõesdentro da sala de aula pode fazer com que surjam caminhos diferentes e resultados mais satisfatórios.
A psicologia sócio-histórica remete sobre a importância da troca entre pessoas noprocesso ensino-aprendizagem, dando a idéia sobre os objetivos e finalidades que deve ter a ação educativa, tendo uma abordagem principal de criar condições para que os alunos se tornem cidadãos que penseme atuem por si mesmos diante da realidade social de cada um.
Desde o nascimento o homem acredita que a sua história de vida é constituída através das relações que ele estabelece com osoutros. Na teoria de Vygotsky está presente esse pensamento, que resulta de processos interativos que se dão ao longo do tempo, e que tanto pode ser tudo aquilo que está no sujeito antes do social,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula:
  • Vygotsky e o papel das interações em sala de aula
  • Resumo vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e devendar o mundo.
  • VYGOTSKY E O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA: RECONHECER E DESVENDAR O MUNDO
  • Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula reconhecer e desvendar o mundo
  • Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo
  • Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula. reconhecer e desvendar o mundo
  • Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!