vxvxv

603 palavras 3 páginas
n|ao tive nenhum trabalho aki ok ent|ao vou deixar aki oUm machado é uma arma branca, ferramenta essa originária de outra arma branca, o martelo, sendo um martelo que tem pelo menos uma das extremidades amoladas e própria para o corte, sendo portanto um martelo concebido para o corte e derrubamento de árvores, e outras ações. Tradicionalmente, é construído mediante a fixação de uma cunha perpendicular a um cabo de madeira, podendo o cabo ser de metal, como extensão de seu corpo.
Por ser cunha mesmo mal amolado consegue fender pela transferência de energia. A técnica correta na utilização do machado como ferramenta de corte consiste em golpeá-lo em dois planos alternadamente com 15° entre estes, para que os cavacos possam soltar-se.
Foi utilizado na antiguidade, vide obra de Sun Tzu, a Arte da Guerra, bem como também o seu precedente e originário, o martelo, tanto para corte pelo golpeamento e engenharia de combate, quanto para o combate propriamente dito. No combate, o machado era de difícil manejo, quando grande e dispositivo em máquinas de guerra na forma de arietes catapultas e outras engenharias próprias para abrir brechas nas fortalezas, porém extremamente eficaz na utilização pela infantaria e cavalaria, quando pequenos de até um metro de comprimento, como o martelo, até mesmo para quebrar escudos e carros de guerra, decepar cabeças tanto em combate como pelos executores e/ou carrascos, como o seu precedente o martelo.
Utilidades[editar]

Uma variedade muito grande de lâminas e cabos combinados formam tipos de machados específicos para cada atividade, e por isso foi adaptado para várias funções diferentes:
Um machado de cabo de comprimento médio com uma lâmina de duas faces sempre foi muito utilizado por lenhadores pela praticidade de uso e pela redução na necessidade de amolá-lo à todo o tempo.
Um machado de cabo curto com lâmina pequena é adequado para camping pelo seu tamanho compacto, porém a redução no tamanho também implica redução no poder de

Relacionados

  • Pim i processos gerenciais unip
    1992 palavras | 8 páginas