vuvugv

492 palavras 2 páginas
Pneumoconioses são doenças pulmonares causadas por inalação de poeiras principalmente no ambiente de trabalho. Dentre elas estão:


Silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de poeiras com sílica-livre. A silicose está diretamente relacionada com a tuberculose e outras doenças como artrite reumatóide e até mesmo câncer pulmonar.
As manifestações clínicas demoram anos para surgirem, em torno de
20 a 30 anos, em altas quantidades de pó de sílica Quando inalado, o pó de sílica adentra os pulmões e as células depuradoras. As enzimas secretadas por estas células resultam na formação de tecido cicatricial nos pulmões. Inicialmente, as áreas cicatriciais são diminutas protuberâncias arredondadas, menores do que 1 cm de diâmetro, pode ocorrer em menos de 10 anos.
Inicialmente, as áreas cicatriciais são diminutas protuberâncias arredondadas, menores do que 1 cm de diâmetro, conhecida como silicose nodular simples. Nesse caso o principal sintoma é a falta de ar. A silicose acelerada, apresenta alterações ao raio-x, geralmente após
5 a 10 anos da exposição.
A silicose aguda está associada à alta exposição ao pó de sílica livre, geralmente observada em operários que trabalham com jatos de areia ou moagem de pedra. s regiões de cicatriz não permitem que ocorra a oxigenação sanguínea normal no parênquima pulmonar, levando à perda de elasticidade dos pulmões, fazendo com que o indivíduo necessite realizar um maior esforço para respirar. O coração terá que trabalhar dobrado em consequência do parênquima pulmonar lesado, isso pode resultar em uma insuficiência cardíaca.



Asbestose, doença respiratória provocada pela inalação de fibras de asbesto (amianto), a inalação pode produzir tecido cicatricial (fibrose) dentro dos pulmões. O tecido pulmonar com fibrose é incapaz de expandir e contrair normalmente. A gravidade da doença respiratória depende do tempo de exposição e da quantidade inalada. A

exposição a asbestos ocorre em

Relacionados