Vustan

1390 palavras 6 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – PUC Minas
Instituto de Educação Continuada – IEC

RELATÓRIO DE AULÁ PRÁTICA – ENSAIO PRESSIOMÉTRICO

Pós-Graduação Lato Sensu
Curso: Master Engenharia em Geotecnia.
Disciplina: Investigação Geotécnica
Professor: Naim Lopes Cançado

Aluno: Guilherme Augusto Silva Prosdocimi
Matrícula: 57817

Junho de 2015
1. INTRODUÇÃO
A aula prática a respeito do funcionamento do ensaio pressiométrico ocorreu no dia 06 de junho de 2015 como parte da disciplina Investigação Geotécnica integrante do curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Master Engenharia em Geotecnia, ministrada pelo professor Naim Lopes Cançado. O ensaio foi realizado nas dependências da PUC Minas, Campus Barreiro.
A seguir será explicado brevemente o funcionamento do ensaio bem como os equipamentos necessários para a realização do mesmo e, em seguida, a execução do ensaio in situ com a metodologia de calibração do equipamento.

2. O ENSAIO PRESSIOMÉTRICO
O ensaio pressiométrico é um ensaio efetuado in situ, tendo maior aplicação nos solos e rochas brandas ou solos duros. Este consiste na introdução de uma sonda cilíndrica dentro de um furo aberto no solo e na aplicação de uma pressão que levará à expansão da sonda.
A criação do primeiro pressiômetro é atribuído a Kogler, em 1933, na Alemanha. No entanto, este não levará a sua ideia por diante e será Ménard, em 1955, na França, que desenvolverá e construirá realmente o pressiômetro e o primeiro que conseguirá obter as propriedades de deformação do solo in situ a partir do ensaio, sendo, por isso, considerado como o inventor e “pai” deste equipamento.
O equipamento, ilustrado nas de Figura 01 a 03, consiste em uma sonda pressiométrica, um painel de controle de pressão e volume e uma fonte de pressão. Figura 01: Esquema dos componentes de um pressiômetro Figura 02 e 03: Equipamento em campo
A sonda é dividida em três células: célula central e duas células-guarda para isolarem a célula central dos

Relacionados