VUNERABILIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO PARQUE ESTADUAL DO BACANGA ATRAVÉS DO MÉTODO DRASTIC, SÃO LUIS – MA

1436 palavras 6 páginas
Desde os tempos longínquos da humanidade o homem em sua essência sempre procurou a razão de sua existência bem como a força que a mobilizava, mas tal resposta, afastadas das entranhas do mito, somente foi obtida ao longo da evolução intelectual, sistematizada e fundamentalizada na Grécia pelos filósofos que estavam e busca da essência de todas as coisas, a “arché” (princípio ordenador e gerador do cosmos). Thalles de Milleto foi considerado o pai da filosofia e tal consideração é unanime entre os grandes filósofos e estudiosos antigos bem como os da atualidade pelo fato de Thalles ter “encontrado”, primordialmente, a “arché”, “o todo em um”. Observando o crescimento das árvores, flores, rosas, dos animais e de outros fenômenos naturais, Thalles buscava um elemento em comum a todas as coisas na natureza e que eram analisadas e assim ele elaborou uma proposição de que “Tudo é água” por observar que a água estava presente em todas as coisas vivas e não vivas.

Segundo Friedrich Nietzsche (1973) essa observação pode parecer um tanto abstrata, mas é nela que pode-se observar, contida na água, a essência de todas as coisas.
"A Filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário determo-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e, enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida (estado latente, prestes a se transformar), está contido o pensamento: “Tudo é Um”. A razão citada em primeiro lugar deixa Tales ainda em comunidade com os religiosos e supersticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e o mostra como investigador da natureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro filósofo grego". (Nietzsche, 1973, p. 18). (

A própria Filosofia foi formulada a partir dessa observação racional da

Relacionados