Vulcão El reventador

277 palavras 2 páginas
ANO 68.º LISBOA - SEXTA, 10 DE NOVEMBRO DE 1989 N.º 1947 Diário de Lisboa

Enviado especial: Carlos David (9ºB nº4)

Alemanha unida: queda do muro de Berlim

Ontem foi um dia histórico! Foi derrubado o muro de Berlim, dando assim fim da Guerra Fria, que começou após a 2.ª Guerra Mundial com duas superpotências:

os Estados Unidos e a União Soviética que passaram a controlar grande parte do mundo. Os EUA, após a 2.ª Guerra Mundial, apoiaram a reconstrução dos países da Europa devastados pela guerra.
Por sua vez, a União Soviética criou um organismo para controlar e coordenar os países comunistas.
Uma das grandes disputas entre os EUA e a URSS eram as corridas espaciais, pois mostraria qual o país mais desenvolvido.
A oposição entre os EUA e a URSS levou à formação de blocos: Bloco ocidental - capitalista liderado pelos EUA e o Bloco de leste - comunista liderado pela URSS.
À divisão do mundo em dois blocos políticos deu-se o nome de Guerra Fria.
Após isto começou a corrida às armas nucleares, como a Bomba Atómica e a Bomba de Hidrogénio.
O mundo viveu vários conflitos armados, como a Guerra da
Indochina, o Bloqueio de Berlim (com a divisão da Alemanha capitalista e socialista com um muro, um dos grandes símbolos da Guerra Fria), Guerra da Coreia e a Crise de Cuba.
A falta de democracia, o atraso económico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989, cai então o Muro de Berlim e as duas “Alemanhas” são reunificadas.

Relacionados

  • vulcões
    5586 palavras | 23 páginas
  • Análise de deslizamentos
    41107 palavras | 165 páginas