Vulcanismo Um Fen Meno Geol Gico Que Ocorre Do Interior Da Terra Para A Superf Cie

Páginas: 20 (4898 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos. A ciência que tem como objetivo estudar o fenômeno e também o comportamento dos vulcões é a vulcanologia, sendo que o profissional que aexecuta é chamado de vulcanólogo.
O processo de vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo. Além disso, os vulcões se estabelecem, em geral, em regiões que limitam placas tectônicas, salvo o vulcanismo ligado ao ponto quente, neste caso esse processo pode ocorrer no interior de uma placa.

O entendimento do fenômeno em questão teve início na primeira metadedo século XX, no entanto, sabe-se muito pouco, diante desse fato não se pode prever precisamente quando haverá uma nova erupção vulcânica. Por exemplo, existem vulcões localizados em áreas de contato com placas tectônicas, que entram em atividade com explosões extremamentes violentas, sem mesmo ter dado nenhum tipo de sinal antes do acontecimento do fenômeno.

Ao entrar em atividade, seus efeitosrepresentam um grande risco para os moradores que vivem nas proximidades, isso em razão dos gases, fumaça, explosões, dentre outros. As lavas expelidas podem destruir tudo o que encontrar em seu caminho, entretanto, se por um lado elas são destrutivas, por outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo.
O vulcanismo consiste nos processos pelos quais o magma e os gases a ele associadosascendem, a partir do interior da Terra (Ver o Tema Estrutura da Terra), à superfície da crusta terrestre incluindo a atmosfera. O ramo da Geologia que se dedica ao estudo do Vulcanismo designa-se por Vulcanologia. O termo que está na origem destas palavras é Vulcão. É uma palavra de origem Latina, Vulcano o deus do fogo. Entendemos por Vulcão uma abertura (respiradouro) na superfície da crustaterrestre, através da qual se dá a erupção do magma, dos gases e das cinzas associadas. Do mesmo modo, a estrutura, geralmente com a forma cónica, que é produzida pelas sucessivas emissões de materiais magmáticos, é nomeada por Vulcão. Em termos gerais, a estrutura vulcânica que forma um vulcão é designada poraparelho vulcânico. Existem diferentes tipos (logo diferentes classificações) de vulcões,resultando daí diferentes configurações dos aparelhos vulcânicos, contudo estes são, normalmente, constituídos pelas seguintes partes: 1) câmara magmática, local onde se encontra acumulado o magma, normalmente situado em regiões profundas das crustas continental e oceânica, atingindo, por vezes, a parte superior do manto (Ver Estrutura da Terra e Tectónica de Placas), 2) chaminé (principal) vulcânica,canal, fenda ou abertura que liga a câmara magmática com o exterior das crustas, e por onde ascendem os materiais vulcânicos, 3) cratera, abertura ou depressão mais ou menos circular, em forma de um funil, localizada no topo da chaminé vulcânica, 4) cone vulcânico, elevação de forma cónica que se forma por acumulação dos materiais expelidos do interior das crustas (lavas, cinzas e fragmentos derochas), durante a erupção vulcânica. Para além da chaminé vulcânica, a maioria das vezes, existem outras condutas, denominadas por filões. Também se podem formar cones laterais, secundários ou adventícios ao cone vulcânico principal.


Esquema representando o corte transversal de um aparelho vulcânico.

O que é Vulcanismo:
Vulcanismo é a atividade por meio da qual o material magnético é expulso dointerior da Terra para a superfície. O vulcão é a montanha formada a partir das erupções das larvas (material magmático em estado de fusão), dos fragmentos de rochas, cinzas, gases e vapores, que saem da cratera formada na superfície.
O material expulso pelo vulcanismo é acumulado na superfície e forma o chamado relevo vulcânico, ou relevo postiço, que geralmente tem a forma de um cone e uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MOVIMENTO PROXIMO DA SUPERF CIE NA TERRA
  • A cartografia uma forma de linguagem que busca localizar os fen menos ocorridos na superf cie da Terra e estabelecer rela es...
  • Superf Cies
  • Da Superf cie
  • Resumo Superf Cie
  • A aprendizagem um fen meno natural
  • Fen Meno Bullying
  • O FEN MENO DA GLOBALIZA O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!