Vulcanismo 3 HP SEARCHER

Páginas: 12 (2831 palavras) Publicado: 27 de abril de 2015
Índice
Introdução 2
Vulcões 3
Surgimento de Vulcões 4
Efusiva 5
Tipos de Erupções Vulcânicas 5
Nomeando as Erupções Vulcânicas 6
Erupções Vulcanianas 7
Alguns dos exemplos de vulcanismo atenuado 8
Importância dos vulcões para a vida na Terra 9
Desgaseificação 9
Terra fértil 9
Materiais de construção 9
Terras novas 9
Conclusão 10
Bibliografia 11











Introdução
Nesta obra com o temareferente a vulcanismo (geografia descritiva), abordarei este tema dando definições e exemplificando em casos possíveis e explicando de modo a fazer que este, seja de compreensão de todos intervenientes neste estudo. Vulcão, um corpo natural, de aspecto morfológico cónico e montanhas que resulta da acumulação de material magmático saindo do interior e forma o aparelho vulcânico. Da formação, causas,surgimento, de tipos de actividade vulcânica e entre outros subtemas.





















Vulcões
A palavra (vulcão) deriva do nome do deus do fogo mitologia Romana, Vulcano, e designa uma estrutura geológica criada quando o magma, os gases e as partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre.
Os vulcões emitem para atmosfera grandes quantidades de poeira, gases e a aerossóis,podendo causar resfriamento climático temporário. São frequentemente considerados poluição natural. O vulcão é um corpo natural, de aspecto morfológico cónico e montanhas que resulta da acumulação de material magmático saindo do interior e forma o aparelho vulcânico. Na idade contemporânea existe cerca 800 vulcões actvos.
Causas de vulcanismo
O fenómeno de vulcanismo está associado a váriosfactores que ocorrem no interior da terra. A fusão das rochas sólidas em determinadas zonas profundas da terra cria condições para ocorrência de vulcões. Estudos recentes, baseados em ondas sísmicas, indicam que a ostenosfera é uma zona esteja fundido, mantendo-se a maior parte dos minerais no estado sólido. A fusão parcial fluida, ascende através dos interstícios e concentra-se em certas zonas,formando bolsas de magma ou magmáticas a uma profundidade de 4 a 6 quilómetros.
Admite-se também que os vulcões se formão pela fusão de rochas oriundos da superfície da terra, que devido a movimentos de afundamentos encontram condições diferentes de pressão e da temperatura que provocam a fusão dos seus minerais. Contudo, a magma só pode ascender quando encontrar interstícios, espaços entre falhas ou aolongo de movimentos sísmicos.
Um vulcão
É, na maior parte das vezes, uma estrutura de forma cónica - cone vulcânico, que possui uma depressão na parte central, a cratera, que se prolonga para o interior da Terra por meio de um canal, a chaminé vulcânica. Esta permite a ascensão do magma contido nas câmaras magmáticas que estão rodeadas por rochas sujeitas a enormes pressões, as rochasencaixastes.
O magma
Material rochoso fundido e rico em gases, contido na câmara magmática, constitui a bolsada magmática. Para além do cone principal, podem existir cones mais pequenos designados por cones adventícios ou secundários, na extremidade dos quais abrem as chaminés vulcânicas adventícias ou secundárias. Estas constituem canais mais pequenos que partem da chaminé principal, pelos quais ocorreascensão de magma.



Surgimento de Vulcões
Os vulcões podem surgir de várias maneiras. Muitos aparecem nas bordas das placas tectónicas. Pode acontecer, por exemplo, que, depois de um choque, parte de uma placa fique em baixo da outra e derreta. Forma-se, assim, grandes reservatórios subterrâneos de gases e magma incandescente. O magma pode subir até perto da superfície, entrar em contacto comlençóis de água e formar vapor. Se a sua pressão aumentar muito, o vapor acaba rompendo a superfície e libera o magma, que, do lado de fora do vulcão, passa a se chamar de lava. Portanto, além de lava e cinzas, o vulcão expele vapor de água e vários gases, como o gás carbónico e gases de enxofre.
Alguns vulcões entram em erupção só por alguns dias ou semanas. Outros maiores podem entrar em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vulcanismo HP SEARCHER
  • Vulcanismo 2 HP SEARCHER
  • Ideal da justi a 3 HP SEARCHER
  • Planificacao nos Paises do 3 mundo HP SEARCHER
  • Revolu o copernicana HP SEARCHER
  • Titulos de Credito HP SEARCHER
  • ideal da justi a HP SEARCHER
  • Factoring HP SEARCHER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!