Vulc O Dos Capelinhos

1087 palavras 5 páginas
Vulcão dos capelinhos, faial
Localização geográfica: O Vulcão dos Capelinhos, também referido na literatura vulcanológica como Mistério dos Capelinhos, localiza-se na Ponta dos Capelinhos, freguesia do Capelo, na ilha do Faial, nos Açores.
Localização tectónica: A Microplaca dos Açores situa-se na zona de tripla junção das placas tectónicas Americana, Euro-Asiática e Africana (central Dorsal Atlântica), cuja convergência origina a dinâmica responsável pela sismicidade e vulcanismo atuantes nas ilhas. As Ilhas dos grupos Oriental e Central encontram-se alinhadas segundo linhas de fratura que cortam obliquamente a falha Açores-Gibraltar e a Crista Média Atlântica.
Nos Açores a actividade do tipo estromboliano é a mais conhecida, mas existe todos os tipos de vulcanismo, tais como a actividade vulcaniana e a peleana. Características da erupção: A actividade iniciou-se numa chaminé submarina, junto à ponta dos Capelinhos.

Houve explosões violentas com emissões de vapor de água e gases e ainda de produtos sólidos, areias e cinzas que se foram acumulando e formaram uma ilhota. No dia 16 de Dezembro cessou temporariamente a actividade explosiva do vulcão, tendo-se iniciado uma fase efusiva com sete repuxos de lava de cor vermelho-alaranjada (lava fluida).
Nos meses seguintes as erupções assumiram ora o tipo efusivo, com repuxos de lava e explosões, ora o tipo fortemente explosivo (lava viscosa), com emissão de materiais sólidos ( bombas, lapilli, etc ), nomeadamente cinzas. Calendário de actividade do vulcão: Primeira fase eruptiva
De 16 a 27 de setembro de 1957, registou-se uma crise sísmica na ilha com mais de 200 sismos, de intensidade não superior a grau V da Escala de Mercalli. No dia 23 de setembro de 1957, a água do mar começou a fervilhar. Três dias depois, a actividade aumentou intensamente havendo emissão de jatos negros de cinzas vulcânicas com cerca de 1 000 metros de altura e uma nuvem de vapor de água.
A 27

Relacionados

  • Vulcões
    1071 palavras | 5 páginas
  • Cona lux
    1425 palavras | 6 páginas
  • Vulcão dos Capelinhos
    1384 palavras | 6 páginas