Vulcão krakatoa

Páginas: 5 (1122 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
VULCÃO KRAKATOA
“Outros vulcões já haviam explodido antes, e outros explodiriam no futuro, mas a erupção do Krakatoa teve uma dimensão inédita e até hoje não igualada. A explosão não destruiu apenas a montanha que formava o vulcão: ela riscou do mapa a própria ilha onde a montanha estava situada. Não por acaso, o nome Krakatoa tornou-se sinônimo de catástrofe”.






O vulcão Krakatoaentrou em erupção na Indonésia em 26 de agosto de 1883 às 12h53min e durou até a noite seguinte. O som de sua explosão foi ouvido por diversas regiões próximas (outros países), como: Austrália, Singapura, Krakatau. Suas cinzas subiram até 27km, com velocidade de 160km/h. No dia imediato houve quatro erupções (sete mil vezes mais potente que a bomba atômica de Hiroshima) que quase destruiu a ilha,afundando dois terços dela na câmara magmática e formando uma caldeira submarina.
Essa catástrofe aconteceu porque a Indonésia possui 17.000 ilhas localizadas em uma zona de convergência de duas placas tectônicas, o choque entre essas placas pode ativar qualquer um dos 130 vulcões existentes na região, e quando isso acontece, milhões de toneladas de material vulcânico são lançados ao ar.
A forçada explosão provocou diversos tsunamis, alguns com até 40 metros de altura, que destruíram, cerca de 300 aldeias nas ilhas costeiras do estreito de Suma, afundando ou provocando severos estragos em 6.500 embarcações.
DESASTRES AMBIENTAIS:
Antes e depois das erupções do vulcão Krakatoa:






Durante a erupção, parece que o Perboewatan, Danan e a metade norte de Rakata colapsaram na câmaramagmática, formando assim uma caldeira submarina e destruindo dois terços da ilha.
A explosão tsunamis, até 40m de altura, que destruíram as linhas costeiras do estreito de Sonda. Muitas das ilhas mais perto foram completamente submergidas, lançaram cerca de 3000 pessoas ao mar, e destruiu todos os sinais de ocupação humana. Estes tsunamis, foram observadas em todo o oceano Índico, no Pacífico,na costa oeste dos EUA, na América do Sul e até no canal da Mancha, na qual houve uma elevação dos níveis do mar. Elas destruíram tudo em seu caminho e levaram para a costa blocos de corais de até 600 toneladas.
As erupções contínuas, desencadearam ventos que se assemelhavam a “furacões em fúria”.
Os fluxos piroclásticos são misturas de partículas sólidas e gases vulcânicos em expansão.Enquanto avançam sobre a água, a base do fluxo convertera a água em vapor. A rápida expansão da água, para o vapor, melhora a fluidez do fluxo e inibe a deposição de partículas de baixa densidade, permitindo ao fluxo viajar dezenas de quilómetros por cima das águas planas do oceano. Esta mobilidade que destruiu a cidade costeira de St. Pierre, e que continuou através de águas abertas, até virar e queimarnavios ancorados a vários quilómetros de terra. Os fragmentos mais finos foram expelidos até ao topo da estratosfera, espalhando-se como uma grande nuvem, através da faixa equatorial, em apenas duas semanas. Estas partículas permaneceram suspensas na atmosfera durante anos, propagando-se mais longe para o norte e sul antes de finalmente dissiparem-se. O resultado da combinação dos aerossóisácidos e do pó vulcânico, origina um escudo atmosférico capaz de reflectir suficiente luz do sol, para causar uma descida global de temperatura de vários graus, esta mistura rica em aerossóis também originou efeitos ópticos sobre 70% da eperfície da terra, que experimentou cores exóticas no céu, coroas a volta do sol e da lua, e uma matriz de nascer e pôr-do-sol.


KRAKATOA ATUALMENTE:

O vulcãonão parou de cuspir lava, antes da erupção a ilha possuía quase dois mil metros de altitude, mas atualmente é uma ilha baixa, com um lago formado em sua cratera e várias espécies de plantas e pássaros vivem nela.
Atualmente na região da cratera há uma nova formação rochosa em andamento, ela se chama Anak Krakatoa (filho de Krakatoa), já possui mais de 300 metros de altitude, sendo que a cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Krakatoa
  • Krakatoa
  • Vulcao
  • o vulcão
  • Vulcão
  • Vulcão
  • Vulcão
  • Vulcão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!