Vt integrada enad

1647 palavras 7 páginas
1- O aluno deverá apontar os pontos destacados pelo autor do texto.

Vivemos em mundo onde o desenvolvimento econômico está embasado na produção e no consumo de bens e serviços. Essas são ideias preliminarmente consideradas pelo autor, que destaca a importância de políticas internas e externas, que visem inovações tecnológicas, propiciando um cenário atrativo para que empresas estrangeiras invistam em nosso país. Diante deste cenário de investimentos e inovações, e necessário que tenhamos pessoas capacitadas, profissional e intelectualmente, sendo necessário, para isso, a educação.
A educação é mais que um instrumento de desenvolvimento econômico, ela é além de tudo, um direito que cada cidadão tem. Direito reconhecido na declaração dos direitos humanos, editada pela ONU após a segunda guerra mundial. Cabe a cada pais membro assegurar esse direito (visto que é uma determinação internacional), desenvolvendo políticas que possibilitem o acesso de seus cidadãos aos direitos políticos, sociais, civis e principalmente educacionais.
O autor destaca que, diante desse cenário, foi necessário uma mudança de paradigma, inspirado pelo consenso de Washington realizada em novembro de 1989, após várias mudanças, iniciadas no governo Collor, o nível de educação no Brasil começou a elevar-se no governo FHC.
Ainda no governo FHC, foi criado o INC, também conhecido como provão. No governo lula criou-se o SINAES, que é um programa que avaliava a capacidade de uma IES criar novos cursos, abrir mais vagas etc. O ENADE constitui um dos sistemas de avaliação do SIANES, aplicado pelo MEC, testa o aprendizado dos alunos, baseado na grade curricular. Com base nos resultados é possível promover melhorias no sistema de ensino.
O autor destaca também a supremacia do estado em fiscalizar as instituições de ensino superior, usando um pensamento filosófico, ele ressalta o poder do estado em dizer o que quer a quem ele quiser. Sendo a IES um agente formador, deve estar sujeito ao que a

Relacionados