VT Distribui O Continua De Probabilidade Bianca Estat Stica

2379 palavras 10 páginas
Introdução
O conceito de distribuição de probabilidade tem importância fundamental na estatística.
Uma distribuição de probabilidade é um modelo matemático que estabelece a forma como os valores de uma variável aleatória se distribuem no respectivo espaço amostral.
Dentre outras aplicações, possibilita a obtenção de probabilidades associadas a valores ou intervalos de valores do espaço amostral. Esses modelos são tratados em três classes: as distribuições discretas, as distribuições contínuas e as distribuições mistas.
Nesse trabalho iremos abordar as distribuições contínuas, que é a mais importante distribuição de probabilidade para descrever uma variável aleatória.

Distribuições Contínuas

A distribuição contínua representa quantidades aleatórias contínuas que podem tomar qualquer valor dentro de um intervalo especificado dos números reais. Por exemplo, uma variável aleatória contínua deve ser definida entre os números reais 0 e 1, ou números reais não negativos ou, para algumas distribuições, qualquer número real.
A maioria das variáveis atmosféricas podem assumir valores contínuos. A temperatura, a precipitação, a altura geopotencial, a velocidade do vento, e outras quantidades não estão restritas a valores inteiros de unidades físicas em que são medidas. Embora a natureza da medição e os sistemas de relatos é tal que as medidas atmosféricas são arredondadas para valores discretos, mas o conjunto de valores observados normalmente é grande o suficiente para que a maioria das variáveis possam ainda ser tratadas como quantidades contínuas.

Existem duas funções associadas a cada variável contínua X: a função densidade de probabilidade, simbolizada por f(X), e a função cumulativa de probabilidade, ou função de distribuição de probabilidade representada por F(X). A função f(X) é aquela cuja integral de X = a até X = b (b  a) dá a probabilidade de que X assuma valores compreendidos no intervalo (a, b), ou seja,

A função cumulativa de probabilidade F(b) é

Relacionados