vsfffffffff

2852 palavras 12 páginas
A ÉTICA NA GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Fonte: Turban, E. Mclean, E. Wetherbe, J. Tecnologia da informação para gestão. Porto Alegre:Bookman, 2004. Pg. 56.
Fonte: O´Brien, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet. São Paulo: Saraiva, 2001. A Ética é um ramo da filosofia que analisa decisões e ações e sua adequação a um determinado contexto social. A ética é definida como algo que abrange uma aplicação sistemática de regras, padrões e princípios morais a problemas concretos (Lewis, 1985). Há quem acredite que um problema ético surge sempre que alguma decisão ou ação tem o potencial de prejudicar ou de melhorar o bem-estar de um indivíduo ou de um grupo de cidadãos. Esses dilemas surgem com freqüência, pois são inumeráveis os conflitos de interesses na sociedade de informação.

Fundamentos Éticos

Existem modelos éticos de como os seres humanos aplicam sua filosofia ética adotadas nas decisões e escolhas que precisam fazer diariamente no trabalho e em outras áreas de sua vida. Uma teoria se concentra nos processos de tomada de decisão das pessoas e enfatiza como os vários fatores ou as nossas percepções desses fatores afetam nosso processo de tomada de decisão ética. Outra, a teoria do estágio comportamental, afirma que as pessoas passam por diversos estágios de evolução moral antes de se fixarem em um nível de raciocínio ético.

Ética Empresarial
A ética empresarial pode ser subdividida em duas áreas distintas:
• A primeira diz respeito às práticas ilegais, antiéticas e questionáveis de gerentes ou organizações, suas causas e suas possíveis correções. Exemplo procedimentos de administração financeira e de caixa.
• A segunda diz respeito às numerosas questões éticas que os gerentes devem enfrentar como parte de suas decisões empresariais cotidianas. Exemplos: presentes impróprios; questões ambientais; segurança no trabalho; questões sociais, etc..

Dimensões Éticas da TI
A revolução da informação

Relacionados